Você sabe a diferença entre ferro e aço na construção civil?

O uso de ferro e aço na construção civil na construção civil é muito comum principalmente para as fundações. Atualmente, cresce também a tendência de adotar o aço nas estruturas internas e externas e usá-lo inclusive como forma de agregar mais valor ao projeto arquitetônico.

Na hora de pesquisar sobre materiais de construção para uma obra ou reforma, muitas vezes surge a dúvida: qual a diferença entre ferro e aço na construção civil? Quais são as vantagens desses materiais e como eles podem ser usados? Acompanhe o texto e solucione as suas dúvidas!

O que é ferro?

Ferro é um elemento químico encontrado na natureza geralmente sob a forma de minério. Para ser usado, o minério precisa passar por diversos processos, feitos a altas temperaturas e onde normalmente são adicionados outros materiais, como carbono ou cromo.

O ferro quase nunca é comercializado puro, mas sim na forma de produtos obtidos a partir desses processos. Um exemplo é o ferro fundido, onde o minério é processado para remover as impurezas, aquecido em um forno de altas temperaturas e recebe adição de carbono e silício.

Por causa da alta temperatura, a mistura é fundida e vira um líquido que pode ser colocado numa espécie de molde que tem a forma do produto desejado. Existem, por exemplo, janelas e portões feitos com essa técnica.

O que é aço?

O aço é um dos principais produtos que podem ser obtidos a partir do minério de ferro. Para produzir o aço, o ferro também precisa ser aquecido a altas temperaturas em um forno e são adicionados outros elementos, principalmente o carbono.

Muitas vezes, as pessoas acabam confundindo e chamando de ferro o que na verdade é aço. O aço é mais comum na construção civil do que o ferro e é usado na maioria das aplicações. 

São usados diferentes tipos de aço na construção civil. O que você mais vai ouvir falar são o aço inoxidável e o aço galvanizado. O aço inoxidável é aquele que não enferruja e o aço galvanizado recebe uma cobertura de zinco que garante resistência à corrosão.

Onde usar ferro e aço na construção civil?

Desde a estrutura até o acabamento, existe sempre uma aplicação para o ferro e aço na construção civil. Veja alguns exemplos:

  • Na fundação, para confecção de vigas de concreto armado;
  • Na estrutura, como material de sustentação;
  • Em metais sanitários;
  • Esquadrias, portas e janelas;
  • Portões e grades.

Quais são as vantagens de usar ferro e aço na construção civil?

O ferro é um dos materiais mais abundantes do planeta e a produção em larga escala garante que o ferro e o aço tenham um preço acessível, além de serem muito versáteis. Além disso, é ainda um material totalmente reciclável e que está em dia com as tendências de sustentabilidade.

Uma vez que esse material tem boa resistência mecânica, um aço de boa qualidade vai garantir a segurança e a durabilidade da sua construção. Na hora de construir com aço, eleja sempre um fornecedor de qualidade.

Outro ponto positivo para o uso de aço na construção civil é a possibilidade de criar um projeto arquitetônico arrojado e moderno e até mesmo usar o aço em conjunto com outros materiais, como o vidro.

É possível até mesmo substituir a estrutura tradicional de alvenaria, feita com tijolos e cimento (conheça os tipos de cimento), por uma estrutura de aço. Com o aço, a estrutura fica mais leve, mais rápida de construir e mais flexível de ser modificada.

E para todas as aplicações, se você precisar de aço na construção civil, pode contar com a Resdil! Aqui você encontra os melhores aços para construção civil!

Deixe um comentário