Vai comprar cal? Conheça mais sobre a cal e suas aplicações!

Em quase toda obra você vai ter que comprar cal pelo menos uma vez. Esse produto é bem flexível e tem um bom custo-benefício, sendo utilizado em construções há anos. Porém, muita gente que trabalha na construção ainda tem dúvidas sobre este material.

Se você vai comprar cal, é sempre bom saber mais sobre ela antes de escolher. Continue lendo e descubra mais sobre a cal, suas funções, aplicações e onde comprar cal no estado de São Paulo!

Como é a produção e qual a composição da cal?

A cal é produzida a partir de rochas calcárias ou magnesianas e é composta de óxido de cálcio e de magnésio. Para isso, o material mineral proveniente das rochas precisa ser triturado e aquecido a altas temperaturas usando fornos industrias.

Nessa operação, conhecida como calcinação, o carbonato de cálcio presente nas rochas reage com o ar formando óxido de cálcio e gás carbônico. Depois dessa fase, podem existir dois tipos de cal. A cal virgem, onde o óxido de cálcio é o principal componente, e a cal hidratada.

Para obter a cal hidratada adiciona-se água à cal virgem. Esse tipo de cal é próprio para ser usado diretamente na argamassa, enquanto a cal virgem precisa ser hidratada no canteiro antes de ser misturada ao cimento.

Qual a função da cal na massa e na argamassa?

A cal é misturada ao cimento e argamassa com vários objetivos. O primeiro é garantir maior trabalhabilidade ao material. A cal é um pó extremamente fino e reduz o atrito na massa, permitindo que ela seja trabalhada com mais facilidade.

Além disso, a cal é usada pelo seu alto poder de retenção de água. Ao reter água em torno de suas partículas, a cal permite que a massa fique hidratada por mais tempo e que o cimento ou argamassa seja melhor aplicado, sem escorrer e sem secar mais rápido do que o desejado.

Outro ponto é que a cal tem módulo de elasticidade mais baixo e faz com que o material deforme menos devido às oscilações de temperatura. Isso evita trincas e rachaduras.

Enfim, o uso de cal nas massas e argamassas proporciona maior resistência mecânica à mistura, além de proteção do calor, do frio, som, vedação e até proteção contra oxidação de ferragens (conheça a diferença entre aço e ferro na construção civil).

Quais são as aplicações da cal?

A cal é usada na construção civil e também em outros setores, como na produção de papel, indústria química, indústria de mineração e siderúrgica, entre outros. Ao comprar cal para a obra, os principais usos são para argamassas para revestimento e assentamento e pintura.

Que cuidados tenho que ter com a cal?

A cal é um material corrosivo que pode provocar ferimentos e irritação se em contato direto com a pele e os olhos. Por isso, é essencial o uso de EPIs como óculos de proteção, luvas, sapatos de segurança, avental e outros.

Além do cuidado com a saúde e segurança, também é preciso especificar o material certo para sua obra. As normas técnicas ABNT NBR 6453 e ABNT NBR 7175 estabelecem os critérios de composição e performance da cal. Por fim, é preciso eleger uma marca de qualidade e um fornecedor de confiança.

Onde comprar cal no estado de São Paulo?

Se você está no interior de São Paulo, pode estar entre os 150 municípios atendidos pela Resdil. Na linha de produtos estão a cal para Pintura Tradical e a cal Hidratada CHIII Tradical.  A marca Tradical é comercializada nas unidades de Pedreira, Campinas, Hortolândia, São José do Rio Pardo e Ribeirão Preto e a marca Supercal é comercializada em Atibaia e Minercal em Piracicaba.

A cal hidratada pode ser utilizada em argamassas para assentamento e revestimento e tem alta qualidade. Já a argamassa para pintura é aplicada na cobertura de paredes de alvenaria, telhados, entre outras funções.

Quer comprar cal no estado de São Paulo com qualidade, bom atendimento e eficiência logística? Solicite um orçamento agora mesmo!

Deixe um comentário