As maiores tendências na construção civil para 2018

O ano já está a todo vapor e os profissionais começam a perceber as grandes tendências na construção civil e o impacto delas no dia a dia das obras. Novamente, 2018 deve ser um ano de grandes desafios para essa área, mas também de mais oportunidades que nos anos anteriores.

Para garantir que você esteja em dia com as maiores tendências na construção civil e proponha soluções modernas e contemporâneas para seus clientes e sua equipe, levantamos estas dicas. Acompanhe até o fim!

Expectativas e tendências na construção civil em 2018

Nos últimos anos, o setor de construção civil também sentiu os efeitos dos problemas econômicos e políticos no Brasil e sofreu retração e fechamentos de postos de trabalho. Apesar disso, tendências na construção civil incluem bastante otimismo para este ano.

O mercado prevê queda da inflação e alta de 2,8% do PIB. Já o o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) prevê crescimento de 2% no setor de construção civil. Ou seja, 2018 pode ser um ano de fechar bons negócios e crescer.

Tecnologia, uma forte tendência na construção civil

A tecnologia invadiu os canteiros de obra e já uma das maiores tendências na construção civil. Na verdade, mais do que uma tendência, muitas tecnologias já são realidade e provam que vieram para ficar. O maior destaque se dá em:

BIM

Os softwares BIM (Building Information Modeling) — em português, Modelagem de Informações da Construção — são ferramentas desenhadas para integrar todas as partes do projeto e aumentar a produtividade na construção civil.

Com eles, as plantas, orçamentos, cronogramas de obras, modelos 3D, documentos e tudo mais relacionado ao projeto e obra ficam acessíveis de maneira simples e rápida. Para muitos profissionais que trabalham com obras, conhecer e dominar essa ferramenta já é um requisito indispensável.

Aplicativos móveis

Utilizar o celular para ajudar na comunicação e gerenciamento de obras é mais uma das grandes tendências na construção civil. Estamos conectados a todo momento e precisamos aprender a usar isso ao nosso favor.

Aplicativos específicos para gestão de obra podem ser usados, assim como versões móveis de softwares CAD e até mesmo o Whastapp pode ajudar, e muito, na comunicação.

Segurança e sustentabilidade, uma tendência na construção civil

Esse são assuntos de grande relevância e, felizmente, cada vez mais arquitetos, engenheiros, mestres de obras e clientes estão conscientes sobre a importância da segurança e da sustentabilidade. Investir na segurança dos colaboradores envolvidos com a obra é obrigação de todo gestor e deve ser prioridade máxima em qualquer projeto.

Da mesma maneira, a sustentabilidade vem se despontando como uma tendência na construção civil e já é uma exigência de muitos clientes, que desejam diminuir o impacto das suas ações e viver em um imóvel que respeite a natureza.

Materiais que são tendência na construção civil

Novos materiais podem dar vida nova a antigas práticas e agilizar a obra, melhorar a sustentabilidade da obra e muito mais.

Estruturas modulares

As estruturas modulares, que são montadas fora do canteiro e levadas até o local da obra, podem trazer menos desperdício e diminuir o tempo de construção.

Concretos permeáveis

O concreto permeável é utilizado com o objetivo de garantir que a água consiga penetrar o material e chegar até o solo ou até um sistema de drenagem. Com isso, problemas como enchentes podem ser aliviados nas grandes cidades.

Uso de material reciclado e reciclável

Seguindo a proposta de sustentabilidade, uma tendência da construção civil para 2018 é utilizar materiais que contenham matéria-prima reutilizada, como o concreto reciclado. Além disso, a redução de desperdício e gestão de resíduos durante a obra também tem ganhado relevância no setor.

Cimento branco

O cimento é um dos materiais mais importantes na construção civil. Contudo, o que poucos sabem é que existem diversos tipos de cimento para diferentes aplicações. Saiba mais sobre o assunto.

Quando falamos em cimento e na grande influência industrial presente na construção e arquitetura, não podemos deixar de mencionar o cimento branco, o queridinho da vez, uma das maiores tendências na construção civil e um dos mais requisitados por arquitetos para aliar beleza, resistência e durabilidade. Além de ser uma tendência na construção civil, ele pode ser usado para pisos, paredes e bancadas mais resistentes. 

O cimento branco se divide em estrutural e não estrutural. O cimento branco estrutural tem como principal vantagem a redução dos produtos utilizados com acabamentos, como a massa corrida e a pintura. O interessante é que a aplicação do cimento branco não se limita apenas pisos e paredes, que é o uso mais comum. Você pode inovar também revestindo escadas, bancadas, colunas ou outras peças da casa, confeccionando elementos coloridos, como telhas e blocos, pré-moldados, argamassas decorativas, entre outros.

Fundação Iberê Camargo – Álvaro Siza – Porto Alegre

Já o cimento branco não estrutural pode ser aplicado no rejuntamento de azulejos e na fabricação de ladrilhos hidráulicos, ou seja, em aplicações não estruturais. 

Mercado da construção civil

Uma das grandes tendências para o mercado é a propagação do conceito de sucesso do cliente. Construtoras e escritórios de arquitetura tendem a se aproximar do cliente e investir na fidelização do mesmo, dando dicas, escutando a opinião dele e agregando o máximo de valor ao imóvel.

Outro aspecto que deve se destacar em 2018 é a relação entre fornecedores e construtoras, engenheiros ou arquitetos. Gradativamente, os profissionais entendem que a busca por relações de parceria e comprometimento é benéfica para o sucesso da obra e pode trazer grandes resultados para todas as partes.

A busca por fornecedores inovadores e interessados em formar verdadeiras parcerias já é uma forte tendência na construção civil. Sabendo disso, a Resdil busca colocar em prática diariamente a sua missão de fornecer materiais de construção, como o cimento, o cal e a argamassa, para obras no estado de São Paulo com alta eficiência operacional.

Quer conhecer mais sobre a Resdil? Então, entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos especialistas!

Deixe um comentário