Como as tecnologias da construção civil aumentam a produtividade?

Se existe algo que arquitetos e engenheiros que conduzem obras estão sempre procurando, isso é, sem dúvidas, o aumento da produtividade. Se você também quer melhorar os resultados das suas obras, precisa ficar de olho nas novas tecnologias da construção civil.

Inovações de vários tipos estão invadindo os canteiros e transformando o dia a dia dos profissionais. Como resultado, temos menos desperdício, melhor comunicação, mais agilidade e muitos outros benefícios. Conheça agora algumas tecnologias da construção civil e saiba como elas estão transformando a produtividade nas obras!

Tecnologias da construção civil: Modelagem 3D

A execução de modelos tridimensionais usando softwares CAD já é utilizada em muitas indústrias. Na construção civil, a modelagem 3D ganha cada vez mais espaço e vem sendo utilizada em plataformas BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção).

Em um software BIM, todas as partes do projeto são integradas em um modelo 3D que pode ser visualizado e entendido por todos. Quando necessário, arquitetos e engenheiros podem fazer modificações e o resultado ficará visível imediatamente para as demais equipes.

Ou seja, ao utilizar o BIM e a modelagem 3D, todos os envolvidos se comunicam com transparência e de forma integrada, garantindo confiabilidade no projeto e agilidade na obra.

Tecnologias da construção civil: Drones

Os drones têm se popularizado especialmente por sua capacidade de deslocamento rápido e a facilidade de controle. Nas obras, eles podem ser usados, por exemplo, para fazer registros fotográficos do canteiro ou para realizar inspeções.

Com um drone e uma câmera de boa qualidade, uma equipe pode realizar a inspeção da obra ou de um terreno grande em um tempo muito menor do que se tivesse que percorrer todo o caminho.

Tecnologias da construção civil: Impressão 3D

A manufatura aditiva, popularmente conhecida como impressão 3D, já se tornou o centro das atenções em muitas indústrias e também entra na lista das principais tecnologias da construção civil. Apesar de seu uso ainda estar engatinhando no Brasil, as expectativas para os próximos anos são muito boas. A impressão 3D pode ser usada, por exemplo, para:

  • Criação de modelos em escala reduzida para melhor visualização das plantas e da organização espacial dos elementos
  • Construção de maquetes de empreendimentos diretamente a partir do modelo 3D, substituindo os processos manuais
  • Criação de estruturas pré-moldadas em concreto e outros materiais, inclusive no canteiro de obras.

Em um projeto piloto realizado na China pela empresa WinSun, a impressão 3D foi capaz de reduzir entre 30% e 60% dos resíduos gerados durante a construção. Ou seja, em breve, a impressão 3D poderá ajudar a melhorar a produtividade tanto durante o projeto quanto na execução da obra.

Dispositivos móveis e aplicativos de gestão de obras

Os smartphones e tablets estão presentes na vida de todo profissional e também podem e devem ser usados para melhorar a produtividade na obra. Diversos softwares estão disponíveis para ajudar a organizar e controlar tudo que acontece na obra. As tecnologias da construção civil que envolvem soluções móveis apresentam funções tais como: 

  • Registro e organização de documentos, plantas e fotos;
  • Verificação do orçamento e controle de custos;
  • Acompanhamento do cronograma;
  • Delegação de tarefas para cada equipe ou colaborador;
  • Comunicação entre as equipes;
  • Acompanhamento da logística;
  • Acesso às informações de qualquer lugar, a qualquer hora.

Dica da fanpage da Resdil para profissionais de obras: que tal criar grupos no WhatsApp com as suas equipes para monitorar tarefas, compartilhar fotos e vídeos com o descritivo do que está acontecendo no dia, conferir materiais de construção recebidos, condições climáticas, presença da equipe, etc.? Esta dica, além aproximá-lo com os seus fornecedores, o ajudará a manter uma excelente organização.

Mais dicas? Clique aqui e saiba como gerir melhor a sua obra com 5 atitudes.

Tecnologias da construção civil: Realidade Aumentada

A tecnologia de realidade aumentada permite que o profissional use seu smartphone para coletar informações sobre um ambiente real. Basta apontar a câmera e, utilizando um software de realidade aumentada, é possível fazer medições de áreas, calcular nivelamento de superfícies e muito mais.

Imagine que você irá visitar uma casa para planejar uma reforma. Com a realidade aumentada, você poderá ter a planta e as medidas do local de maneira rápida e fácil!

Tecnologias da construção civil: Automação

A automação na construção civil pode envolver desde pequenas tarefas até processos inteiros que ganham mais confiabilidade e rapidez com o uso de máquinas automatizadas. O uso de estações robóticas para medições e inspeções é um bom exemplo.

Outras máquinas, como niveladores e pavimentadoras de asfalto e de concreto também estão ganhando suas versões com controle automático ou operação remota. Como desafio nessa área, as empresas podem ter dificuldades em encontrar profissionais capacitados para operar as tecnologias da construção civil que envolvem automação.

Portanto, podemos perceber que a construção civil, como tantas outras áreas, está se modernizando e evoluindo consideravelmente. Fique de olho nas tecnologias da construção civil para garantir qualidade e produtividade nas suas obras!

E você, já utiliza alguma dessas tecnologias da construção civil no seu dia a dia? Qual inovação você acrescentaria à lista? Escreva um comentário e conte para nós!

Quer obter mais eficiência em sua obra? Então, BAIXE GRATUITAMENTE a nossa planilha de controle financeiro de gestão de obras!

Deixe um comentário