O perfil das habitações populares no interior paulista

O perfil das habitações populares no interior paulista

Dois temas que estão na pauta prioritária das cidades da Região Metropolitana de Campinas são: habitação social e resíduos sólidos.

Sabemos que algumas prefeituras estão pontuando estes assuntos dentre os principais eixos focais do início das novas gestões.

Quando falamos em projetos habitacionais, temos que nos ater a todos os quesitos relacionados à infra estrutura necessária de serviços de saneamento, saúde, educação e lazer para que a população tenha condições de aproveitar o novo ciclo de desenvolvimento que bate à porta em toda a nossa região.

Algumas cidades ganham destaque como as que prometem despontar nestes dois itens. As cidades no entorno de Paulínia irão sentir os impactos dos investimentos emergenciais do pré-sal.

Este fator é decisivo para atrair investimentos de empresas de alta-tecnologia e suporte para atender as novas demandas da refinaria, valendo-se de localização estratégica em nível logístico e proximidade com centros de pesquisa. Ou seja, nesta esteira existe espaço para empreendimentos de maior valor agregado.

O tema resíduos sólidos é um grande gargalo para a gestão pública. As cidades terão que encontrar soluções rápidas e eficientes neste setor

O tema resíduos sólidos é um grande gargalo para a gestão pública. As cidades terão que encontrar soluções rápidas e eficientes neste setor

Resíduos Sólidos
Já com relação aos resíduos sólidos, existe a demanda emergencial em busca de soluções para superar um dos grandes desafios que todas as cidades da Região Metropolitana de Campinas terão que enfrentar para a recepção e tratamento dos resíduos dos municípios.

Os consórcios, a exemplo do CONSAB (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental) é uma tendência.

A missão é buscar facilidades para que as cidades cumpram as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que passará a vigorar a partir de 2014.

 

Radar Resdil estará antenada nestes temas ao longo do ano para repercutir como estes assuntos estarão sendo trabalhados, afinal, as repercussões econômicas positivas no interior paulista estão condicionadas às políticas públicas nestes campos.

————————————————————————————————————————
Este post integra o Programa Redes de Cooperação Empresarial Mercados do Futuro: jornalismo digital em rede.Interaja, participe…

Deixe um comentário