Quem são os profissionais da construção civil?

Se você está pensando em começar uma obra, provavelmente está querendo saber quais são os profissionais da construção civil que você vai ter que contratar. Para quem é engenheiro ou arquiteto, é sempre bom ter uma lista de contatos de todas as áreas, afinal, você sempre precisa de bons parceiros.

Pensando nisso, a Resdil traz para você uma lista com os profissionais da construção civil que fazem parte de uma obra e as suas atribuições. Confira!

Profissionais da construção civil: projetos e gestão de obras

Todo imóvel deve ter um projeto estrutural realizado por um engenheiro civil credenciado pelo CREA. Esse profissional é responsável por dimensionar o imóvel e garantir a segurança da edificação. Ele ou ela pode também acompanhar a obra ou apenas realizar o projeto.

Além disso, um projeto arquitetônico não é obrigatório, mas agrega muito valor ao imóvel e é sempre recomendado. O profissional de arquitetura também pode fazer a gestão da obra.

Profissionais da construção civil: execução da obra

Os profissionais de execução são provavelmente os mais números da obra. Eles serão responsáveis por literalmente colocar a mão na massa, levantar paredes, fazer instalações e muito mais. Veja alguns deles:

  • Mestre de obras: está em contato direto com todos os profissionais da equipe e auxilia o gestor na comunicação com eles. Também ajuda na coordenação geral, cumprimento de prazos e garantia de qualidade;
  • Encarregado: auxilia o mestre de obras e está ainda mais próximos dos operadores, comandando cada tarefa;
  • Pedreiro: executa tarefas de alvenaria, reboco, concretagem etc.;
  • Servente: auxilia o pedreiro;
  • Encanador: responsável pelas instalações hidráulicas;
  • Eletricista: faz instalação de circuitos, iluminação, tomadas e tudo ligado à parte elétrica;
  • Carpinteiro: cuida das vigas, baldrames e outros itens que são feitos de madeira;
  • Armador: cuida das vigas e estruturas de aço e outros metais.

Profissionais da construção civil: acabamento

Depois de fazer o “grosso” da obra, entram em cena os profissionais da construção civil que são responsáveis pelos acabamentos, tais como:

  • Assentador de pisos;
  • Azulejista;
  • Pintor;
  • Gesseiro.

Profissionais da construção civil: segurança do trabalho

Outra aspecto importante da obra precisa ser lembrado: a prevenção de acidentes. Se a sua obra contar com mais de 50 profissionais e tiver grau de risco considerado alto, é preciso ter pelo menos um técnico de segurança do trabalho presente.

Além do técnico, podem ser necessários engenheiros de segurança, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e médicos do trabalho. A tabela completa com o número de profissionais de segurança necessários de acordo com o tamanho e o risco da obra pode ser consultada na Norma Regulamentadora NR-4 (SESMT) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Mesmo que a sua obra seja pequena e a presença do profissional de segurança do trabalho não seja obrigatória, nunca se esqueça de distribuir equipamentos de proteção adequados e prezar pela segurança no canteiro de obras.

Além de contar com excelentes profissionais da construção civil, você com certeza precisa também de um excelente fornecedor de materiais. Para isso, você pode confiar na Resdil!

Somos uma empresa com 45 anos de tradição e que atende 150 municípios no estado de São Paulo. Com materiais de qualidade e uma equipe atenciosa, prestativa e comprometida com o sucesso da sua obra, a Resdil é a sua parceira ideal.

Priorizamos a agilidade e damos atenção total à logística para cumprir os prazos da sua obra. Entre em contato agora mesmo para solicitar um orçamento e conhecer as condições! 

Deixe um comentário