Qual a melhor maneira de se nivelar terreno para construir?

Não é todo mundo que dá a sorte de encontrar um terreno plano para construir. Na maioria dos casos, o local possui alguma inclinação e precisa ser nivelado. Por isso, o gestor da obra precisa saber a melhor maneira de se nivelar terreno antes de construir uma casa.  

Quer entender mais sobre o nivelamento de terreno e a melhor maneira de fazer? Acompanhe com a gente!

Por que é importante fazer o nivelamento antes da construção?

Ao nivelar o terreno, você poderá construir uma casa com uma planta mais prática e aproveitar melhor o espaço. Se não nivelar, terá que usar soluções alternativas, como construir um porão ou fazer a garagem num nível mais baixo que a casa.

Como nivelar terreno para construir uma casa?

O tipo de intervenção vai depender se o lote está localizado na parte de cima ou de baixo da rua. Veja o que fazer em cada caso!

Nivelar terreno em aclive

Nivelar terreno que está na parte de cima da rua é mais fácil pois geralmente será preciso apenas remover terra. No entanto, se o terreno for muito inclinado, pode ser preciso fazer um muro de contenção no final dele para evitar deslizamentos de terra. Um engenheiro civil pode avaliar se existe essa necessidade.

Uma pá carregadeira, uma escavadeira ou uma mini carregadeira do tipo Bobcat podem ser usadas para retirar a quantidade de terra necessária e deixar o terreno plano. As máquinas maiores vão acelerar o trabalho, mas em terrenos menores uma máquina pequena pode ser suficiente, mais prática e mais barata.

Falando em custos, você já conhece a planilha de gestão de orçamento de obra? Baixe gratuitamente e use-a para manter o controle dos gastos!

Nivelar terreno em declive

Se o terreno estiver na parte de baixo da rua, isto é, com o fundo mais baixo que a frente, será preciso colocar terra. Porém, antes de nivelar terreno em declive, é preciso fazer um muro de sustentação (muro de arrimo).

Dependendo da inclinação e do tamanho do terreno, esse muro precisará ter vigas de pedra, blocos ou concreto para sustentar a terra que será colocada ali. Depois do muro pronto, pode-se trazer a terra para o local e preencher o terreno até que ele esteja nivelado.

Antes de colocar a terra, é importante limpar bem o local e eliminar qualquer vegetação antiga ou resíduo que possa gerar instabilidades no novo solo. Depois de colocada, a terra precisa ser compactada com maquinário específico para isso. A compactação vai garantir a firmeza do solo e a segurança da casa.

Saiba também que ao nivelar terreno de qualquer tipo, em declive ou aclive, você não deve deixá-lo no nível da rua, mas pelo menos cerca de 50 centímetros acima da calçada. Assim, você poderá fazer o escoamento da água da chuva.

O que fazer com os resíduos gerados?

Ao retirar terra, você precisará levá-la para algum lugar. Num primeiro momento, é interessante guardar um pouco da terra pois ela pode ser necessária durante a construção. De qualquer maneira, ao fim da construção você deve destinar seus resíduos corretamente.

Observe as orientações do condomínio, caso você esteja construindo em um, e da prefeitura da cidade sobre o destino de resíduos de construção. Respeite a legislação para proteger o meio ambiente e não ter problemas legais.

Como você viu, a melhor maneira de se nivelar terreno depende do tipo de inclinação dele. O nivelamento vai garantir uma construção mais simples e uma planta mais prática para a casa.

E você já viu o checklist da reforma que a Resdil preparou? Não deixe de conferir!

Deixe um comentário