Quais são os tipos de fundação de uma obra?

Diversos tipos de fundação são usados na construção civil. Dependendo do tamanho e do peso do imóvel e da qualidade do solo, é preciso usar fundações superficiais ou profundas. De qualquer maneira, praticamente todos os tipos de fundações têm como base o concreto ou o aço e, frequentemente, uma combinação de concreto e aço.

Você quer entender mais sobre os tipos de fundações e como eles são feitos? Quer ver mais sobre os materiais e a importância deles? Então acompanhe com a gente!

Tipos de fundação superficial

Nesses tipos de fundações, a carga da edificação é transferida para o terreno por meio da pressão que é distribuída pela base da fundação. Elas são chamadas de superficiais, ou rasas, porque ficam a menos de 3 metros de profundidade. Veja os tipos de fundação rasa:

Sapata

Elemento de concreto armado que tem uma base quadrada, retangular ou trapezoidal. Nas sapatas, a carga é suportada pela armadura de aço e não pelo concreto.

Bloco de fundação

Bloco de concreto que geralmente tem a forma quadrada ou retangular. Diferentemente da sapata, nesse tipo de fundação não existe uma estrutura de aço e toda a carga é suportada pelo concreto.

Radier

O radier é uma espécie de laje de concreto que é feita em toda a área do imóvel a ser construído. Feito de concreto armado, o radier funciona distribuindo a carga para uma grande área do solo. É muito comum em construções do tipo Light Steel Frame e em pequenos imóveis.

Viga Baldrame

Também conhecida como viga de fundação, esse tipo de fundação consiste de uma viga de concreto simples ou armado construída no solo e que geralmente se estende por todas as paredes. A viga baldrame também pode ser usada para conectar várias sapatas.

De um modo geral, as fundações superficiais são usadas em casas com até dois andares e em terrenos cujo solo é firme.

Tipos de fundação profunda

Já as fundações profundas são aquelas em que é necessário escavar o solo e geralmente têm profundida maior que 3 metros. Podem ser de 3 tipos:

Estacas

As estacas são elementos com grande comprimento, mas seção transversal pequena. Elas são feitas de madeira, de aço ou de concreto, que pode ser pré-moldado ou virado na obra. Esse tipo de fundação é executado com máquinas e não há descida do operador.

Tubulões

Nas fundações com tubulões, o solo é escavado e, em pelo menos uma etapa, há descida do operador para alargar a base ou fazer a limpeza do fundo. Por isso, nesse tipo de fundação o cuidado com a segurança deve ser redobrado para evitar acidentes no canteiro de obra.

Os tubulões podem ser feitos a céu aberto ou usando ar comprimido para evitar a entrada de água no tubulão. Em geral, é colocada uma armadura de aço no tubulão que, em seguida, recebe concretagem.

Caixões

São elementos que têm forma prismática e são concretados na superfície do terreno. Os caixões são instalados por escavação interna, com ou sem ar comprimido.

Os tipos de fundação profundas são usados em solos que não oferecem boa resistência mecânica na superfície e em edifícios de grandes portes.

A importância dos materiais usados nas fundações

A fundação tem relação direta com a segurança do imóvel. Se feita de forma errada ou com materiais de má qualidade, ela vai comprometer toda a obra e colocar em risco os habitantes do imóvel.

O primeiro material a ser observado é o concreto. Ele é uma mistura de cimento, areia, brita e água e, depois de um tempo de cura, se transforma em um material com grande resistência. Isso, claro, se o tipo de cimento utilizado for adequado e de boa qualidade.

O segundo material é o chamado concreto armado. Ele é a junção do concreto com uma estrutura metálica feita de aço. Essa combinação garante ainda mais rigidez à estrutura.

Por fim, ainda há tipos de fundações cujo material principal é o aço, como as estacas, produzidas a partir de chapas e tubos. Mais uma vez, a qualidade do material é crucial para a qualidade da obra. Quaisquer que sejam os tipos de fundação, todos os materiais selecionados devem seguir as normas da ABNT para oferecer a resistência correta.

E para não errar, conte com a Resdil. Aqui você encontra aço para a sua fundação das marcas Aços Cearenses, SIMEC, ArcelorMittal. Entre em contato e consulte condições de compra e entrega.

Deixe um comentário