Projetos de arquitetura com cimento queimado e concreto

O uso de cimento queimado na arquitetura chegou com força total e desperta o interesse de muita gente. Portanto, se você é arquiteta ou arquiteto, tem que ficar de olho nas tendências da construção civil que trouxeram nos últimos anos a arquitetura com cimento queimado e concreto aparente para dar um charme aos projetos.

Esses materiais, que antes ficavam restritos à parte de construção, agora são amplamente utilizados como acabamento e podem trazer elegância e versatilidade às casas. Quer saber mais sobre o uso de cimento na arquitetura? Então, vem com a gente entender e conhecer projetos inspiradores com cimento queimado e concreto aparente!

A tendência da arquitetura com cimento queimado

O uso do cimento queimado na arquitetura parece ter ganhado o coração dos clientes. Muitos querem deixar a casa com um aspecto moderno, elegante e, ao mesmo tempo, descontraído. O concreto aparente e o cimento queimado podem ser usados em pisos, paredes, fachadas, nichos etc.

Eles são muito empregados em casas com decoração industrial ou fabril. Podem ser combinados com objetos decorativos diversos para dar um ar de descontração, um tom rústico e até um visual minimalista. A imaginação é o limite e o profissional pode criar e experimentar à vontade, devido aos tons neutros e à versatilidade do cimento e do concreto.

Cimento queimado e concreto aparente: qual a diferença?

Quando falamos em uso de cimento na arquitetura, esses dois nomes vêm imediatamente à cabeça. Mas qual seria a diferença? O concreto é uma mistura de cimento, areia, água, pedra (brita) e pode conter outros aditivos.

Ele é um material estrutural que, eventualmente, pode ser empregado também para confecção de peças de acabamento. Geralmente, quando se fala em concreto aparente, estamos falando que a casa (ou a parte dela escolhida para esse fim) não recebe acabamento após a fase de construção. Nesse caso, o mais comum é que o imóvel já seja construído pensando em deixar o concreto aparente.

Já o cimento queimado é uma mistura de cimento, areia e água, que forma uma argamassa. Ele geralmente é usado como revestimento para tijolos e blocos. Nos projetos que desejam usar o cimento para fins de arquitetura, ele é empregado como acabamento.

Nesse caso, ele pode ser empregado mais facilmente que o concreto aparente em imóveis que já foram construídos. Para produzir o cimento queimado geralmente são adicionados elementos, como resinas, para que ele se torne impermeável e tenha um aspecto polido. Também é comum que seja adicionado pó de cimento sobre a argamassa enquanto ela ainda está úmida.

5 projetos de arquitetura com cimento queimado e concreto aparente

Veja 5 projetos de casas e apartamentos que usaram o cimento na arquitetura de forma inspiradora.

1. Mistura de cores e concreto aparente

Nesse projeto do escritório Mestisso Arquitetura, um apartamento de 1950 foi atualizado para refletir o gosto dos donos. O concreto aparente no teto usado em conjunto com cores fortes mostra que concreto e cores têm tudo a ver!

Cores vivas e concreto aparente atualizam apartamento de 1950 (Foto: Ricardo Bassetti/ Divulgação)

Fonte: Mestisso Arquitetura e Casa Vogue

2. Concreto aparente no banheiro

Este apartamento em Brasília do escritório Bloco Arquitetos mostra que, realmente, não existem limites para a imaginação. O concreto foi utilizado em ambientes diversos e está presente inclusive no banheiro.

Apartamento em Brasília destaca a beleza do concreto (Foto: Haruo Mikami/Divulgação)

Fonte: Bloco Arquitetos e Casa Vogue

3. Ambientes integrados com arquitetura com cimento

Nosso terceiro projeto inspirador com cimento na arquitetura vem do site de decoração Hometeka. Aqui, vemos um ambiente amplo em que a cozinha é completamente integrada com um espaço de convivência e até mesmo uma mesa de trabalho.

https://bimbon-assets.s3.amazonaws.com/ckeditor/picture/data/54fa13a4f369334d360057a4/content_content_semacabamento_bimbon00.jpg

Fonte: Hometeka

4. Loft com piso de cimento queimado

Esse loft — dica do portal decorfacil.com — exibe um piso de cimento queimado impressionante. Os ambientes integrados e a decoração em tons neutros mostram que, definitivamente, o cinza, o branco e o preto não precisam ser monótonos.

Imagem (3)

Fonte: decorfacil.com

5. Cimento e concreto também nos móveis

Por fim, essa cozinha — disponível no site Dcore Você —  mostra que o cimento e o concreto não estão restritos aos revestimentos, paredes e pisos. Eles também caem muito bem quando usados para criar bancadas, prateleiras, nichos etc.

Cimento Queimado - Veja 57 Modelos Lindos Com Dicas

Fonte: Decore Você

Agora que você já sabe como empregar o cimento na arquitetura, lembre-se de escolher o tipo de cimento certo e optar sempre por materiais de qualidade. Assim, além de bonitos, seus projetos com cimento queimado e concreto aparente ficarão confiáveis e duráveis.

E você, já usou ou pretende usar essa tendência nos seus projetos? Tem algum cliente que gosta desse tipo de material? Escreva um comentário e conte para a gente!

Deixe um comentário