Mapa Resdil: Desenvolvimento Sustentável & Tecnologia e Construção Civil

A Resdil está acompanhando de perto os rumos do desenvolvimento das cidades em que atua.

Uma das referências desta análise é o Ranking da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, que todo o ano divulga as pontuações de 5.565 municípios brasileiros.

O que chama a atenção neste estudo é justamente o posicionamento das cidades do interior paulista, principalmente na área de atuação da Resdil. O ranking considera indicadores nas áreas da saúde, educação, emprego e renda.

Indaiatuba é campeã
Indaiatuba é a cidade campeã no índice da Firjan. Itatiba está em 3º e Paulínia em 10º lugar, perdendo oito posições em relação ao ano passado, ano que figurou em 2º lugar. Campinas ganhou alguns pontos, passando de 20º para 12º.

planejamento urbano é o grande segredo do desenvolvimento sustentável

planejamento urbano é o grande segredo do desenvolvimento sustentável

Em relação ao ano passado, 14 cidades da Região Metropolitana de Campinas avançaram em relação a 2011. O ranking da Firjan analisa 5.565 municípios brasileiros.

As cidades que perderam pontuações foram:

Americana (17º para 18º),
Cosmópolis (de 159º para 277º),
Holambra (de 357º para 436º),
Hortolândia (de 24º para 37º) e
Paulínia (de 2º para 10º).

O desempenho de Paulínia nos quesitos emprego e renda deixaram a desejar neste ano.

Construção civil
Interessante observar que as cidades que estão com maior número de investimento na construção civil também apresentam melhores indicadores de desenvolvimento.

Indaiatuba é a cidade do interior paulista que mais investe em qualificação da mão de obra, demonstrando que este caminho impacta diretamente nos mais diferentes setores da economia. A eficiência do Plano Diretor e as leis de incentivos fiscais também são considerados essenciais na atração de novos investimentos.

Os indicadores da construção civil também refletem os avanços do desenvolvimento econômico e social

Os indicadores da construção civil também refletem os avanços do desenvolvimento econômico e social

101 mil habitantes. Cidade que está sabendo conciliar desenvolvimento com equilíbrio

101 mil habitantes. Cidade que está sabendo conciliar desenvolvimento com equilíbrio

Tecnologia e Diversificação
Itatiba é a cidade que está conseguindo alçar vôos mais altos justamente por apostar num pólo industrial diversificado, nos ramos de alimentação, metalurgia e logística. Com o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico (Progride), a expectativa é a atração de R$ 1,5 bilão em investimentos.

O Planejamento Urbano bem estruturado também é a base do desenvolvimento sustentável da cidade. Com geração de empregos na ordem de 5 mil novos postos de trabalho, os reflexos no varejo foram imediatos.

 Resdil – Mercados do Futuro
Jornalismo Digital e Inteligência de Negócios

Deixe um comentário