inicio-da-obra

Antes de começar uma reforma ou construção é fundamental saber as dicas básicas de cada etapa. As orientações simples e diretas podem significar muita economia.

O manual “Mãos a Obra” está disponível na Área Técnica do nosso site. Este material foi produzido pela Associação Brasileira de Cimento Portland. É considerado uma referência segura de orientação.

Etapas da Obra – Planejamento
Estaremos produzindo alguns posts com os pontos básicos de cada fase da obra. Neste primeiro bloco vamos ressaltar até a construção da parede para facilitar o entendimento.

Mais detalhes no manual “Mãos a Obra”.

a)      Para começar uma obra, a primeira coisa é verificar os documentos e escritura. Verifique se tem rede de água e luz. O terreno está em área de risco?

b)      Ainda na etapa de planejamento, risque no papel o embrião da casa: quarto, cozinha e banheiro. Pense também na área de ampliação futura.

c)       Você sabia que algumas Prefeituras já possuem plantas prontas pré-aprovadas?

d)      O nivelamento do terreno é a primeira ação prática para começar a obra.

etapas de construção da obra

e)      Depois vem a fundação. Nesta etapa a impermeabilização deve ser feita muito bem feita para evitar infiltrações.

f)       A construção de uma laje de concreto sobre o solo é uma solução interessante. No entanto, este recurso, conhecido como “radier”, somente pode ser feito se o terreno for uniforme. Nesta etapa, não se esqueça de instalar os tubos de esgoto e os ralos antes de concretar o radier.

g)      A preparação do concreto é uma etapa que exige alguns cuidados. A mistura correta de cimento, areia, água e pedra são fundamentais. Enxada, pá, carrinho de mão, betoneira, lata de água e colher de pedreiro são as ferramentas necessárias para esta etapa.

h)      O uso da betoneira deve ser correto. Antes de iniciar o dia, a betoneira deve estar bem limpa, sem restos de concreto do dia anterior.

Deixe um comentário