cal certificado

Basta colocar a palavra chave na busca do site da Resdil para que a dica da construção apresente os conteúdos de interesse. Este projeto está sendo construído para ser um guia de auxílio técnico para os atendentes que trabalham no balcão das lojas de materiais de construção e depósitos.

Principalmente nas áreas de cimento, cal e argamassa, produtos que a Resdil distribui, as dicas servem também para orientar o usuário final, principalmente o pequeno consumidor interessado nas reformas ou construção de sua casa.

Além de dicas técnicas de construção, também trabalhamos as dicas para a escolha do melhor produto, como conservá-los e com relação às normas técnicas. As dicas técnicas são fundamentais para que o cliente possa diferenciar produtos de qualidade no momento da compra.

Dicas úteis para compra, abra o olho!
Existem alguns órgãos que regulamentam a qualidade e ferramentas que podem ser usados para orientar: o Guia das Argamassas nas Construções da Associação Brasileira dos Produtores de Cal-ABPC e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

hidroxido-de-calcio

No caso do cal, o cuidado deve ser redobrado pois existem produtos com semelhanças físicas. No processo de adulteração, o filito é o tipo de pó de rocha que mais aparece no relatório do Inmetro.

Observe a marca fantasia do produto. Muitas vezes a palavra “cal” está expressa no nome fantasia, justamente para confundir, mesmo quando o fabricante descreve na embalagem que o produto não é cal.

O Inmetro comenta ainda que os fabricantes que alegaram que seu produto é apenas um plastificante para argamassas, mas se for isto deveriam apresentar informações claras, de modo a não infringir os direitos do consumidor.

Dicas
Nos casos da cal hidratada é possível trabalhar sem cimento, dependendo do uso. Nas embalagens de produtos falsos normalmente aparecem dois dizeres: “o uso do cimento é indispensável” ou “nunca utilizar sem cimento”.

Quanto ao Rendimento
Vamos exemplificar a cal de segunda é baixo tornando a argamassa mais cara. A explicação é que a cal hidratada e o cimento são comprados a peso, mas dosados na argamassa em volume. Normalmente, a dosagem deve ser 1 lata de cimento, 2 latas de cal hidratada e 9 latas de areia. Enquanto um saco de 20kg de cal hidratada de qualidade tem volume de 30 litros, um saco de cal de segunda pode não chegar a 15 litros, dependendo da sua quantidade de impurezas.

resdil_minercal

Deixe um comentário