Existe um tamanho mínimo para construir casa em condomínio?

Construir uma casa em condomínio é o sonho de muitas famílias. Afinal, além de segurança diferenciada, esses empreendimentos costumam oferecer facilidades como área de esportes e de lazer. É importante, porém, conhecer as normas para construir casa antes de aprovar o projeto. Será que existe tamanho mínimo para a construção?

Sim, pode haver um tamanho mínimo. O regulamento do condomínio costuma contemplar algumas regras a serem seguidas por quem vai reformar ou construir casa. Para não ter problemas, o dono do imóvel e os profissionais envolvidos na obra precisam ficar de olho nelas.

Quer saber mais sobre a construção de casas em condomínio? Então acompanhe o texto!

O regulamento interno para construir casa em condomínio

Antes de iniciar o projeto, é preciso observar as convenções do condomínio e as posturas e normas de urbanismo do município. Assim, será possível seguir corretamente as exigências referentes a itens como ocupação do solo, recuos e dimensões da edificação.

Veja algumas regras que costumam vigorar nos condomínios e que os proprietários de terrenos devem seguir para construir casa em condomínio!

  • Tamanho mínimo para a construção — sim, muitos condomínios exigem um tamanho mínimo para construção e você precisará seguir essa regra;
  • Muros e grades — alguns condomínios não permitem a instalação dessas estruturas em torno das unidades construídas;
  • Pavimentos — o número de andares e a altura máxima das construções costumam ser determinados na convenção do condomínio;
  • Prazo para a construção — também pode haver um prazo para a construção das casas para evitar que terrenos desocupados causem problemas aos demais proprietários.

O regulamento interno para reformar casas em condomínio

Para fazer reformas em seu imóvel, o proprietário deve seguir certos procedimentos. Acompanhe alguns deles!

  • Apresentação de um plano para a reforma e de documentação que atendam às normas técnicas e às regras do condomínio. Esses itens devem ser apresentados aos representantes legais do condomínio;
  • Acompanhamento da obra e providências para garantir que ela cumpra as normas gerais e as regras de segurança vigentes;

O padrão para construir casa em condomínio

É comum que as edificações feitas em condomínios fechados também sigam um determinado padrão construtivo. Isso porque um layout bem planejado aliado à qualidade de estruturas pode incrementar o visual, a funcionalidade e a durabilidade dos imóveis. A padronização deixa o condomínio mais elegante. 

Alguns tipos de materiais, como revestimentos em cimento e concreto aparentes, madeira e pedras são muito utilizados para incorporar elegância e harmonia às fachadas das casas. E a padronização do paisagismo também pode contribuir para deixar os ambientes externos convidativos e confortáveis.

O gerenciamento da obra

É preciso minimizar os impactos causados pela obra. Sendo assim, o armazenamento e o manuseio de materiais de construção devem ser feitos de forma adequada. É preciso, também, manter as calçadas limpas e dar o destino correto aos resíduos da obra.

Se você vai construir casa e quer garantir a sua paz e tranquilidade, precisa contar com profissionais como arquiteto, engenheiro e empreiteiro qualificados e atualizados quanto às tecnologias disponíveis e aos materiais de construção de qualidade. Assim, você agregará segurança e praticidade à construção ou à reforma da sua casa dos sonhos.

Você quer saber mais sobre como construir casa em condomínio sem nenhuma dor de cabeça? Baixe agora mesmo um eBook grátis e descubra como garantir o sucesso da sua obra e evitar transtornos!

Vale lembrar que a escolha de um fornecedor de material de construção experiente e idôneo pode promover a sua satisfação total. Afinal, essa parceria vai contribuir muito para deixar a sua casa linda e aconchegante como você e a sua família merecem.

Aproveite e baixe aqui um eBook grátis sobre como garantir o sucesso da sua obra ou reforma em condomínios e evitar transtornos.

Você gostou das dicas sobre reformar e construir casa em condomínio? Aproveite para curtir a página da Resdil no Facebook para não perder as informações e dicas valiosas!

Deixe um comentário