– Por Flávio Avezum
Gestor da Resdil –

crescimento das vendas da construção civil

crescimento das vendas da construção civil

A boa notícia do início do ano para o setor da construção foi o aumento da vendas de materiais de construção em 5,4% em janeiro de 2013, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

A pergunta é: e na sua loja, qual foi o crescimento? Esta resposta é interessante para medir a performance da sua empresa em comparação a uma média nacional.

 Movimento do mercado em números
Na comparação com dezembro de 2012, o crescimento apontado é de 0,8%. E nos 12 meses anteriores, o crescimento é de 1,3%.

Construction workers install scaffolding on the top of a building at sunset in ShanghaiEstes números nos auxiliam a pensar, desenhar análises para tomarmos decisões.

Se formos avançar no caminho do estudo, vale saber que os materiais básicos tiveram aumento nas vendas em 4,7% em comparação com o mês de janeiro do ano passado.

No entanto, quando colocamos à mesa o crescimento do ano de 2012 com 2011, é revelada a queda de 1%.

Mas os indicadores deste ano, como já disse, por enquanto são positivos. A comparação entre dezembro e janeiro aponta crescimento de 4,7%.

Mas afinal, o que estes números querem dizer? A visão da Abramat é otimista, lembrando dos programas de estímulo ao investimento. As concessões de rodovias, portos e aeroportos já estão em curso.

A política de incentivo ao consumo e a desoneração do ICMS também contribuem com a fluidez de crédito. Enfim, vamos em frente…

 

Deixe um comentário