6 dicas para contratar pedreiros para as suas obras

Contratar pedreiros faz parte das preocupações de quem está construindo ou reformando. Esse profissional é uma peça-chave para a boa execução do projeto e economia de materiais, por isso, a escolha deve ser bem pensada.

Para quem nunca contratou um pedreiro e não sabe o que avaliar na hora de escolher um bom profissional, separamos algumas dicas! Confira!

 

1. Ao contratar pedreiros, busque referências

Antes de contratar um pedreiro, busque referências sobre o profissional. Converse com arquitetos, engenheiros e outros clientes que já contrataram seus serviços. Avalie outros projetos que tenha executado e verifique se se trata de um profissional confiável.

Lembre-se que a confiança é essencial para a contratação do profissional. Afinal, além de ser responsável pela execução do projeto, o pedreiro terá acesso quase que irrestrito ao local da obra e aos materiais de construção. Portanto, é preciso que seja um profissional suficientemente cuidadoso e responsável, especialmente com relação à segurança.

2. Ao contratar pedreiros, avalie a qualificação do profissional

Outro aspecto importante na hora de contratar pedreiros é avaliar sua qualificação. Verifique se o profissional possui cursos e certificados. Da mesma maneira, vale a pena checar sua carteira de trabalho a fim de confirmar sua experiência. Lembre-se que quanto maior a experiência em canteiros de obras, maiores são as chances de o profissional executar um bom serviço.

3. Ao contratar pedreiros, não abra mão de um contrato

Formalizar um contrato de empreitada é outro detalhe que não deve ser esquecido. Um contrato é um documento importante que ajuda a evitar muita dor de cabeça no futuro e, também, problemas com a Justiça. Alguns aspectos importantes do documento são: o tempo de execução da obra, regras de segurança do trabalho e até o surgimento de problemas e danos após a finalização do projeto.

Atrasos na obra, acidentes e problemas como rachaduras e vazamentos após a entrega costumam gerar grandes problemas e muitos prejuízos. Por isso, é necessário prevenir situações dessa natureza através de um bom contrato. Saiba como prevenir acidentes em obras de construção civil.

4. Ao contratar pedreiros, combine a forma de pagamento

Alguns pedreiros preferem cobrar por hora, outros pelo dia de trabalho. Essa forma de pagamento, no entanto, pode trazer alguns problemas para o contratante. Como não existe compromisso com a entrega, o pedreiro pode atrasar o serviço propositalmente, apenas com o objetivo de receber mais.

Para evitar esse tipo de situação, bastante comum, o ideal é contratar pedreiros pela entrega do metro quadrado. Em outras palavras, o pedreiro só recebe quando completar a execução de uma determinada quantidade de metros quadrados cumprida. Outra ideia, é ajustar o pagamento de acordo com a execução e entrega de determinadas partes da obra. Por exemplo, o pedreiro entregou o banheiro, logo recebe X reais por isso.

5. Acompanhe a obra

Além de vincular o pagamento à execução da obra, é fundamental acompanhar o projeto de perto. Visitar a obra com regularidade, questionar sobre a execução e a entrega mostram que você está atento à construção e à qualidade do trabalho. Obviamente, não é preciso criar um clima ruim com esse tipo de conduta. Como explicamos no início, a confiança no profissional é essencial, porém ela não exclui o monitoramento e o acompanhamento da obra.

 

[Quer saber como organizar melhor o canteiro de obras? Confira nossas dicas para otimizar e gerir da melhor forma sua obra!]

6. Ao contratar pedreiros, avalie execução e desperdício

Materiais de construção custam tão caro quanto a contratação de um pedreiro. Por isso, o profissional deve ter um cuidado extra para que eles não sejam desperdiçados. Uma das características de bons pedreiros é a economia e a organização com relação ao uso do material de construção. Bons profissionais, além de mais econômicos, sabem indicar quais materiais de construção devem ser comprados visando um melhor custo benefício.

[Não quer perder o controle do orçamento da obra? Baixe gratuitamente nossa planilha de controle de custos]

Antes de contratar um pedreiro, avalie se ele tem esse tipo de conhecimento e como se organiza com relação à execução da obra. Visitar outros projetos que esteja realizando, pode ser uma boa maneira de avaliar isso na prática.

Gostou dessas dicas? Então, mãos à obra!

A Resdil tem o compromisso máximo com a excelência operacional no fornecimento de materiais de construção para a sua obra. Com este valor, suprimos o mercado de materiais para construção civil no estado de São PauloClique aqui e fale conosco!

Deixe um comentário