Contratar pedreiros faz parte das preocupações de quem está construindo ou reformando. Esse profissional é uma peça-chave para a boa execução do projeto e economia de materiais, por isso, a escolha deve ser bem pensada.
Para quem nunca contratou um pedreiro e não sabe o que avaliar na hora de escolher um bom profissional, separamos algumas dicas! Confira!
1. Ao contratar pedreiros, busque referências
Antes de contratar um pedreiro, busque referências sobre o profissional. Converse com arquitetos, engenheiros e outros clientes que já contrataram seus serviços. Avalie outros projetos que tenha executado e verifique se se trata de um profissional confiável.
Lembre-se que a confiança é essencial para a contratação do profissional. Afinal, além de ser responsável pela execução do projeto, o pedreiro terá acesso quase que irrestrito ao local da obra e aos materiais de construção. Portanto, é preciso que seja um profissional suficientemente cuidadoso e responsável, especialmente com relação à segurança.
2. Ao contratar pedreiros, avalie a qualificação do profissional
Outro aspecto importante na hora de contratar pedreiros é avaliar sua qualificação. Verifique se o profissional possui cursos e certificados. Da mesma maneira, vale a pena checar sua carteira de trabalho a fim de confirmar sua experiência. Lembre-se que quanto maior a experiência em canteiros de obras, maiores são as chances de o profissional executar um bom serviço.
3. Ao contratar pedreiros, não abra mão de um contrato
Formalizar um contrato de empreitada é outro detalhe que não deve ser esquecido. Um contrato é um documento importante que ajuda a evitar muita dor de cabeça no futuro e, também, problemas com a Justiça. Alguns aspectos importantes do documento são: o tempo de execução da obra, regras de segurança do trabalho e até o surgimento de problemas e danos após a finalização do projeto.
Atrasos na obra, acidentes e problemas como rachaduras e vazamentos após a entrega costumam gerar grandes problemas e muitos prejuízos. Por isso, é necessário prevenir situações dessa natureza através de um bom contrato. Saiba como prevenir acidentes em obras de construção civil.
4. Ao contratar pedreiros, combine a forma de pagamento
Alguns pedreiros preferem cobrar por hora, outros pelo dia de trabalho. Essa forma de pagamento, no entanto, pode trazer alguns problemas para o contratante. Como não existe compromisso com a entrega, o pedreiro pode atrasar o serviço propositalmente, apenas com o objetivo de receber mais.
Para evitar esse tipo de situação, bastante comum, o ideal é contratar pedreiros pela entrega do metro quadrado. Em outras palavras, o pedreiro só recebe quando completar a execução de uma determinada quantidade de metros quadrados cumprida. Outra ideia, é ajustar o pagamento de acordo com a execução e entrega de determinadas partes da obra. Por exemplo, o pedreiro entregou o banheiro, logo recebe X reais por isso.
5. Acompanhe a obra
Além de vincular o pagamento à execução da obra, é fundamental acompanhar o projeto de perto. Visitar a obra com regularidade, questionar sobre a execução e a entrega mostram que você está atento à construção e à qualidade do trabalho. Obviamente, não é preciso criar um clima ruim com esse tipo de conduta. Como explicamos no início, a confiança no profissional é essencial, porém ela não exclui o monitoramento e o acompanhamento da obra.
6. Ao contratar pedreiros, avalie execução e desperdício
Materiais de construção custam tão caro quanto a contratação de um pedreiro. Por isso, o profissional deve ter um cuidado extra para que eles não sejam desperdiçados. Uma das características de bons pedreiros é a economia e a organização com relação ao uso do material de construção. Bons profissionais, além de mais econômicos, sabem indicar quais materiais de construção devem ser comprados visando um melhor custo benefício.
Antes de contratar um pedreiro, avalie se ele tem esse tipo de conhecimento e como se organiza com relação à execução da obra. Visitar outros projetos que esteja realizando, pode ser uma boa maneira de avaliar isso na prática.
Gostou dessas dicas? Então, mãos à obra!
A Resdil tem o compromisso máximo com a excelência operacional no fornecimento de materiais de construção para a sua obra. Com este valor, suprimos o mercado de materiais para construção civil no estado de São Paulo. Clique aqui e fale conosco!