Conheça os benefícios de construir com aço

O uso de aço nas estruturas pode trazer vantagens para a obra. Construir com aço muitas vezes significa obras mais rápidas, fundações mais enxutas e projetos mais arrojados. O hotel mais luxuoso do mundo e um dos principais símbolos de Dubai, o Burj Al Arab é um exemplo de como os projetos arquitetônicos em aço podem ser imponentes.

Mas é claro que você não precisa ser nenhum multimilionário para construir com aço e aproveitar os benefícios desse material. Pelo contrário, esse tipo de construção ainda pode gerar economia para você e para seus clientes. Duvida? Então acompanhe e conheça alguns dos benefícios de construir com aço!

Construir com aço diminui o tempo de obra

As construções em aço muitas vezes utilizam módulos pré-fabricados que chegam à obra prontos para serem montados e instalados. Isso significa que a obra tem seu tempo reduzido consideravelmente.

Mesmo que eles sejam montados na própria obra, o tempo ainda é menor. Enquanto você faz o nivelamento do terreno e prepara a fundação, a estrutura é preparada, ou seja, as etapas podem ser realizadas simultaneamente. De acordo com o Centro Brasileiro de Construção em Aço, construir com aço pode reduzir o tempo da obra em até 40%.

Construir com aço dá mais liberdade ao projeto e às reformas

Uma construção que tem aço na estrutura dá ao arquiteto mais liberdade para criar formas, mesclar materiais e criar um projeto arrojado e moderno. Ele ainda possibilita a criação de grandes vãos sem a interrupção com pilares, criando um espaço mais aberto. Enfim, esse material pode ser moldado conforme a necessidade e a criatividade do profissional.

Além da fase de projeto, o aço também torna o imóvel mais flexível. Em comparação com as estruturas convencionais de alvenaria, ao construir com aço fica mais fácil fazer adequações no imóvel, acrescentar cômodos, mover paredes e fazer outras modificações. Claro, sempre respeitando o cálculo estrutural realizado pelo engenheiro.

Construir com aço gera economia com mão de obra e materiais

A economia de tempo na obra leva a outra economia: a de mão de obra. Ao ter uma construção mais rápida e enxuta, seu gasto com mão de obra também será reduzido. Como as estruturas em aço são montadas em um ambiente industrial, é possível gerar uma grande economia nesse aspecto na sua obra.

Outra possibilidade de redução de custos está relacionada aos materiais. Como as estruturas em aço também tendem a ser mais leves que as estruturas em alvenaria, a fundação geralmente é mais simples e econômica.

E por falar em custos, você já conhece a Planilha de Gestão Orçamentária de Obras? Baixe agora mesmo e nunca mais perca o controle do orçamento!

Construir com aço significa mais sustentabilidade

A tendência de construir com aço combina com outra prática que está em voga: agregar mais sustentabilidade à construção civil. As estruturas em aço geram menos resíduos e economizam água, garantindo a sustentabilidade durante a construção.

Além disso, o aço é um material totalmente reciclável e que pode ser reaproveitado facilmente ao fim da vida útil do imóvel.

Construir com aço garante qualidade e durabilidade

Ainda há quem pense que as estruturas em aço não garantem a mesma durabilidade ou segurança das construções feitas em alvenaria, mas isso não passa de um mito. Se a estrutura for calculada corretamente por um engenheiro devidamente habilitado para isso, ela é tão segura quanto a construção em tijolos e cimento.

É necessário tomar cuidados principalmente relativos à oxidação. Se o aço receber os devidos tratamento superficiais e, quando necessário, pintura adequada, ele pode ser usado com tranquilidade.

Obviamente, assim como acontece com todos os outros materiais, ao construir com aço você deve observar a qualidade do material e a confiabilidade do fornecedor. Fazendo isso, você pode usar o aço e aproveitar todos os benefícios desse tipo de construção.

Deixe um comentário