Vai comprar cimento? Conheça os tipos e suas aplicações!

A qualidade do cimento é determinante para o resultado de qualquer obra e, na hora de comprar materiais de construção, esse item deve receber atenção especial. Por isso, qualquer engenheiro ou arquiteto que trabalhe com obras e até mesmo quem vai comprar cimento para casa precisa entender sobre os tipos de cimento.

Quais são os tipos de cimento mais comuns?

O tipo de cimento geralmente utilizado nas obras é chamado oficialmente de cimento Portland. Isso porque ele foi patenteado em 1824 por um construtor inglês e recebeu esse nome já que suas propriedades e sua coloração eram semelhantes às das rochas encontradas na ilha de Portland, Inglaterra.

No entanto, mesmo o Portland apresenta variações e pode gerar dúvidas na hora de comprar cimento. No Brasil, os tipos de cimento e as suas composições e propriedades são definidos por diversas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Continue lendo e conheça mais sobre os 5 tipos de cimento mais comuns!

1. Cimento Portland Comum (CP I)

Como o nome sugere, é o tipo mais simples de cimento. Ele pode ser usado em obras que não possuem exigências especiais, como contato frequente com água, maresia etc. O CP I possui resistência à compressão de, no mínimo, 25 MPa (Mega Pascal) após 28 dias.

2. Cimento Portland Composto (CP II)

Cimento composto que possui características diferentes dependendo do material adicionado. Está disponível em três versões:

  • CP II-E – Cimento composto com escória: a escória faz com que o cimento libere menos calor durante a hidratação. É ideal para estruturas que possam ser atacadas por sulfato e tem resistência à compressão mínima de 25 MPa;

Vai comprar cimento? A Resdil fornece o cimento Cauê de uso geral CPII E 32, um cimento de qualidade que apresenta secagem rápida e maior versatilidade de aplicação. É recomendado para qualquer obra corrente de engenharia civil e supera os valores mínimos normatizados pela NBR 11578 para cimentos Portland compostos. Saiba mais ou solicite um orçamento dele para a sua obra!

  • CP II-Z – Cimento composto com pozolana: os materiais pozolânicos diminuem a permeabilidade do cimento, tornando-o ideal para obras com a presença de água. Tem resistência à compressão superior a 32 MPa;

  • CP II-F – Cimento composto com fíler: o fíler é um material carbonático e esse cimento apresenta resistência à compressão de, pelo menos, 40 MPa.

3. Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)

Esse cimento possui até 70% de escória de alto-forno em sua composição. Como resultado, ele é menos poroso e mais durável e pode ficar exposto a condições adversas, como esgoto e chuva ácida. Geralmente, ele é usado em grandes obras e possui três versões com resistências à compressão de 25, 32 ou 40 MPa.

Vai comprar cimento? A Resdil fornece o cimento Cauê Mais – CPIII 40 RS, um cimento que apresenta resistência aos 28 dias superior ao cimento comum e supera os valores mínimos de resistência estabelecidos pela NBR 5735. Pode ser usado em ambientes “agressivos”, como galerias de água e esgoto e obras marítimas. Os cimentos resistentes a sulfatos (tipo RS) proporcionam maior durabilidade contra ataques químicos. Saiba mais ou solicite um orçamento dele para a sua obra!

4. Cimento Portland Pozolânico (CP IV)

O cimento Portland pozolânico possui muito mais pozolonas em sua composição do que o CP II-Z. Ele é ainda mais resistente e menos poroso. Sendo assim, o CP IV é impermeável e resiste à água do mar e ao esgoto e pode ser usado em ambientes agressivos por longo prazo. Tem resistência à compressão acima de 25 ou de 32 MPa.

Vai comprar cimento? A Resdil fornece o cimento Cauê CP IV 32, um cimento que apresenta resistência acima da especificada em NBR 5736 e é recomendado para obras correntes de engenharia civil. O concreto produzido com este cimento apresenta maior durabilidade. Possui como característica o ganho de resistência mecânica à compressão aos 28 dias. Saiba mais ou solicite um orçamento dele para a sua obra!

5. Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V – ARI)

O cimento de alta resistência inicial apresenta grande reatividade nas primeiras horas após a sua aplicação. Com isso, ele pode atingir resistência à compressão em um tempo muito menor do que os demais. Depois de apenas 3 dias, ele chega a 24 MPa e, assim, é indicado para obras que necessitam secagem rápida e desforma ágil.

Vai comprar cimento? A Resdil fornece o cimento Cauê Estrutura, um cimento superior que apresenta resistência inicial acima de 28 MPa, superando valores mínimos normatizados pela NBR 5733 para cimentos Portland de alta resistência inicial. Disponível em sacos de 40kg, permitindo um menor espaço para armazenamento, é muito mais forte que o cimento comum e ideal para situações que exigem rápida desforma e alta resistência. No preparo do concreto, pode-se economizar cimento quando se substitui cimento comum de uso geral por Cauê Estrutura

É a escolha das maiores fábricas de artefatos em todo o país. Saiba mais ou solicite um orçamento dele para a sua obra!

Como fazer a escolha certa na hora de comprar cimento?

Como vimos, a escolha do cimento ideal deve levar em conta o tipo de ambiente onde a construção está sendo feita, o custo-benefício do cimento e também o tempo disponível para a realização da obra. Além das 5 classificações que nós vimos, os cimentos podem ter denominações adicionas, tais como:

· Cimento Portland resistente a sulfatos (RS): indicado para redes de esgoto, ambientes industriais, contato com água do mar etc.;

· Cimento Portland de baixo calor de hidratação (BC): é capaz de retardar a liberação de calor e, assim, evitar o surgimento de fissuras e trincas.

Ou seja, se você for comprar cimento e encontrar um produto com a classificação, por exemplo, CP IV RS vai saber que, além de ter as características do cimento Pozolânico, ele também é resistente a sulfatos.

Como comprar materiais de construção de qualidade?

Comprar cimento ou qualquer outro item para a obra não deve se transformar em uma dor de cabeça para você ou para sua equipe. Por isso, na hora de comprar materiais de construção, busque parceiros de confiança, que prezam por um atendimento de alto nível e materiais de qualidade e que saibam cumprir prazos.

Vai comprar cimento para casa ou para uma obra dos seus clientes? Então, entre em contato conosco agora mesmo e solicite um orçamento para garantir o melhor cimento na sua construção!

Deixe um comentário