Compra de argamassa: como escolher uma argamassa de qualidade?

Quem trabalha com execução e gestão de obras sabe que a compra de argamassa é indispensável em qualquer construção. E para que ela traga o resultado desejado, é importante escolher uma argamassa de qualidade.

Além de checar a marca e o preço, a escolha também deve levar em conta o tipo de aplicação e o tipo de material da argamassa. Quer acertar na sua próxima compra de argamassa? Então, preste atenção nestas dicas!

Compra de argamassa: escolha o tipo certo

A escolha do tipo de argamassa é baseada em duas características: a aplicação a que ela se destina e o tipo de material que a compõe. Veja as diferenças!

Tipo de aplicação

Existem 4 tipos de aplicação mais comuns para as argamassas:

  • Argamassa para assentamento: serve para unir tijolos e blocos;

  • Argamassa de impermeabilização: usada para impermeabilizar pisos e paredes, protegendo-os contra a umidade;

  • Argamassa para revestimento: aplicada diretamente sobre superfícies recém-construídas e serve para cobrir e nivelar o teto ou parede;

  • Argamassa para pisos: é utilizada para aplicação de pisos, cerâmicas, revestimentos, ladrilhos etc.

Tipo de material

O segundo ponto a ser observado durante a compra de argamassa é o tipo de material, que pode ser de três categorias:

  • AC I: utilizada para áreas internas que podem ser secas ou molhadas, mas devem estar protegidas do sol e calor;

  • AC II: suporta bem as variações de temperatura e umidade e pode ser utilizada também em ambientes externos;

  • AC III: para ambiente interno e externo, ela possui a maior aderência entre os três tipos e, por isso, é indicada para revestimentos de tamanho grandes e também para porcelanatos.

Por que uma argamassa de qualidade faz diferença na obra?

A argamassa serve para proteger a base da construção, além de contribuir com o isolamento térmico e acústico do imóvel. Além disso, na fase de acabamento e durante a colocação de revestimentos, uma argamassa de qualidade vai tornar o trabalho mais rápido e dar mais produtividade à equipe.

Uma argamassa de baixa qualidade pode ter sua durabilidade comprometida e causar problemas no imóvel em pouco tempo. Portanto, escolha uma argamassa de qualidade para garantir obra mais eficiente, melhor acabamento e mais durabilidade ao imóvel.

Cuidados antes de fechar a compra de argamassa

Antes de fechar a sua compra de argamassa, preste atenção a estes quatro pontos!

Marca e qualidade

Pesquise sobre marca e os controles de qualidade adotados por ela. Verifique com outros profissionais e colegas quais são as experiências deles com cada fabricante. Conheça os tipos de argamassas da Cimentolit, Quartzolit e JOFEGE que a Resdil comercializa.

Cotação de preços e fornecedores

Pesquisa de preços e de reputação dos fornecedores também é fundamental na compra de argamassa. Não escolha unicamente pelo valor, mas pela combinação entre custo e benefício. Procure um fornecedor experiente e parceiro do construtor.

Falando em preço, você quer controlar melhor os custos da obra? Baixe grátis a nossa Planilha de Gestão Orçamentária de Obras!

[Não quer perder o controle do orçamento da obra? Baixe gratuitamente nossa planilha de controle de custos]

Quantidade de argamassa

Não se esqueça de calcular a quantidade para não desperdiçar material! Você pode calcular 4 a 5 kg de argamassa para cada m² de revestimento.

Logística

Por fim, pense na logística da compra, recebimento e armazenamento da argamassa. Ela deve ser armazenada em local seco e protegido.

Vai comprar argamassa para a sua obra? Escolha uma argamassa de qualidade! Eleja as marcas revendidas pela Resdil, uma empresa especialista em eficiência operacional na venda de materiais de construção civil. Consulte as condições de atendimento e entrega.

Gostou das dicas sobre compra de argamassa? Que tal compartilhar o texto nas suas redes sociais?

Deixe um comentário