Como fazer um portfólio de obras e mostrar todo seu talento?

A utilização de recursos visuais para a divulgação de produtos e serviços é muito importante, especialmente para quem trabalha com engenharia e arquitetura. É preciso dar atenção especial à montagem e à divulgação de um bom portfólio de obras para atrair e fidelizar a clientela nesse mercado tão competitivo.

Entretanto, é necessário ir além de mostrar fotografias de seus projetos. É preciso apresentar também boas propostas, criatividade e inovação para se firmar no mercado.

Querendo montar um portfólio de obras que mostre o seu talento e a sua competência? Então, confira estas dicas da Resdil!

Aposte na aliança entre o modelo impresso e o modelo online

Atualmente, é muito comum que o primeiro contato com o cliente seja no meio virtual. Entretanto, ele geralmente vai solicitar um encontro ou uma reunião para conhecer melhor o seu trabalho.

Sendo assim, é sempre bom ter uma versão impressa do seu portfólio de obras. Veja como montar uma bela pasta e impressionar mostrando a excelência de seus serviços:

  • Use itens como pasta, fotografias e papel de boa qualidade;
  • Faça a apresentação da sua empresa de forma simples e direta;
  • Utilize imagens atraentes para mostrar os produtos e serviços oferecidos;
  • Se tiver clientes corporativos, pergunte a eles se pode divulgar o nome da empresa no seu portfólio;
  • Apresente a sua equipe, resumindo o currículo de cada membro;
  • Capriche na criação de uma identidade visual para sua marca, mesmo que você use seu próprio nome, pois isso ajuda o cliente a memorizar seu nome;
  • Disponibilize todas as informações que possam facilitar o contato com os clientes.

Invista na qualidade das imagens utilizadas no seu portfólio de obras

Conforme já foi dito, a visualização dos projetos executados é muito importante para a carreira de engenheiros e arquitetos. Pensando nisso, invista na exposição de imagens 3D, fotos, maquetes, cortes e outros recursos gráficos que possam ilustrar os seus trabalhos.

Uma boa estratégia é a parceria com um fotógrafo profissional para acompanhar o antes e o depois de cada obra. Assim, ficará mais fácil mostrar, por exemplo, como você prioriza o uso de insumos de alta qualidade e de tecnologia de ponta na execução de seus projetos.

Tudo isso pode demonstrar de forma natural a preocupação do seu escritório com a segurança e a satisfação dos clientes. Vale ressaltar que você não precisa usar fotos demais no seu portfólio de obras, mas encontrar a medida certa. Assim, será possível atrair o seu público-alvo e transmitir a sua mensagem de forma leve e convidativa.

Eleja meios eficientes para a publicação do portfólio de obras

É aconselhável que você mantenha o seu portfólio de obras sempre atualizado e inclua as obras importantes nele periodicamente. Dessa maneira, você documentará a sua experiência profissional.

Aproveite também as ferramentas tecnológicas disponíveis para a divulgação do seu trabalho. Plataformas como Behance, Issuu e Wix podem ser usadas para criação do seu portfólio de obras online. Você ainda pode investir em um site e em um blog organizados e atraentes e na divulgação dos seus projetos em redes sociais e aplicativos como WhatsApp e Instagram.

Além disso, procure frequentar eventos ligados à área da construção, como congressos e feiras. Assim, você poderá divulgar o seu portfólio, conhecer novas tendências e acessar os bons fornecedores do ramo.

Enfim, um bom portfólio de obras pode ajudar a divulgar o seu nome no mercado e atrair novos clientes. Dessa forma, a sua disponibilidade para o trabalho se tornará conhecida e você poderá conquistar a confiança e o respeito dos seus colegas e de seus clientes.

Deixe um comentário