Como evitar alterações durante a obra?

Em muitos projetos, as alterações são necessárias para aumentar a qualidade, atender um pedido do cliente ou mesmo consertar um erro. Esse tipo de situação pode acontecer, mas as alterações durante a obra devem ser mínimas, de modo que o andamento da construção não seja prejudicado.

No entanto, na prática pode ser bem diferente. Muitos gestores de obra sofrem com as infinitas alterações durante a obra e os atrasos, problemas com o cliente e rombos no orçamento que elas podem provocar.

Porém, com organização e planejamento é possível diminuir essas ocorrências. Veja algumas dicas para diminuir as alterações durante a obra!

Defina bem o escopo com o cliente para evitar alterações durante a obra

Um dos motivos frequentes para as alterações durante a obra são os clientes que, no meio do projeto, decidem mudar vários detalhes do imóvel. Atender aos pedidos dos clientes é sempre essencial para garantir a satisfação deles com o seu trabalho, mas é melhor evitar que isso aconteça muitas vezes.

Para isso, detalhe os projetos de engenharia, arquitetura e decoração o máximo possível para que ele tenha uma ideia bem próxima da realidade de como vai ficar o imóvel. Modelos 3D e outras tecnologias podem ajudar você e o cliente a visualizarem todos os detalhes antes de partir para a obra.

Faça um bom planejamento e evite imprevistos na obra

Planejamento é uma palavra de ordem para quem quer evitar atrasos na construção civil. Criar um bom cronograma de obras com todas as tarefas detalhadas é fundamental para começar com o pé direito.

Depois de criar o planejamento, é hora de colocar em prática. Não deixe de seguir o cronograma e fazer as tarefas na ordem planejada. Tarefas atrasadas feitas com pressa são uma fonte de erros e geram ainda mais alterações durante a obra. Por isso, acompanhe o planejamento diariamente para evitar que as atividades se acumulem.

Contrate bons profissionais

A mão de obra de qualidade é fundamental para que as tarefas sejam executadas conforme descrição do projeto. Do contrário, você terá retrabalho e vai ter que fazer alterações durante a obra.

Selecione pedreiros, mestres de obras e outros profissionais que tenham boas indicações, qualificações e que sejam comprometidos em realizar um bom trabalho. Além de selecionar boas pessoas, você deve fazer seu papel de gestor e motivá-las constantemente.

Baixe agora mesmo um e-book gratuito e aprenda a motivar a sua equipe de obras!

Utilize materiais de qualidade

A qualidade dos materiais  deve ser observada de perto se você quer evitar alterações durante a obra. Nem você nem o seu cliente querem ver materiais de baixa qualidade no imóvel e, se isso acontecer, você vai ter que reparar o erro.

Portanto, selecione bons fornecedores e marcas de qualidade, que seguem as normas técnicas e têm tradição no mercado. Os materiais são a alma do imóvel e dizem muito sobre o seu trabalho. Portanto, dê atenção especial a esse ponto.

E se você quer cimento, argamassa, cal e aço de qualidade para garantir uma obra sem problemas, pode contar com a Resdil! Entre em contato e consulte área de atendimento, preços e condições. 

Deixe um comentário