A utilização do cimento queimado para pisos é uma das opções mais baratas e práticas não só para casas populares.
Esta solução também é considerada uma opção arquitetônica que valoriza o rústico como elemento que sugere aconchego.
descrição
O cimento queimado nada mais é do que um piso de argamassa que é preparado na própria obra com a mistura de cimento, areia e água.
A argamassa é aplicada com uma espessura média de 30 mm sobre o contrapiso. Também pode ser aplicado sobre um lastro de concreto áspero.
Dicas
Para aumentar a aderência do cimento queimado sugere-se um chapisco. Um dos segredos desta solução é o nivelamento que deve ser feito com régua metálica.
Sem dúvida o piso de cimento queimado apresenta flexibilidade e durabilidade. A expressão queimado não tem nada a ver com fogo, mas sim, refere-se ao processo de jogar pó de cimento sobre o piso de argamassa de cimento e areia ainda mole e úmida.
O processo é completo após a superfície ser desempenada com uma desempenadeira de aço, responsável em espalhar o pó de cimento sobre a argamassa. Desta forma o piso fica bem liso. Após a secagem está pronto o cimento queimado.
Aplicação especializada
Apesar de simples, fazer um piso bem feito exige alguma prática. Recomenda-se conhecer algum trabalho do pedreiro que disser que conhece esta técnica.
Observe se o piso apresenta trincas. Importante saber que o piso de cimento queimado deve ter juntas de dilatação de plástico, madeira, pedra ou metal. Somente com as juntas o piso mantém-se intacto. É natural uma leve alteração de cor.