processo de fabricação do cimento Portland.

processo de fabricação do cimento Portland.

Afinal, qual é a diferença entre cimento e concreto? Esta pergunta é tão básica, simples e direta que pode colocar até mesmo um vendedor em condições embaraçosa.

O cimento endurece sob a ação da água, ou seja, possui propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes. É um pó fino.

Já o concreto, torna-se uma pedra artificial, ganhando forma conforme a necessidade da obra. O cimento é constituído de calcário, argila e gesso. Para fabricar este pó fino com o poder de liga é necessário temperaturas de 1.5000 0C, ou seja, somente com um processo industrial sofisticado, de grande porte, com possante forno giratório é possível fabricá-lo.

Dicas de armazenamento
Depois de fabricado, o cimento deve ser armazenado em local seco e estocado em cima de estrados de madeira, plástico ou lonas justamente para evitar umidade.  Isso evita o empedramento.

Vale a pena destacar duas dicas importantes: não deixe os sacos próximos das paredes. Devem estar a uma distância de 30 cm e as pilhas devem ser de no máximo 10 sacos. O cimento é ensacado em embalagens de 25 kg, 40 kg e 50 kg e a duração é de três meses

Deixe um comentário