Aprenda a fazer concreto na prática!

Fazer concreto é uma atividade rotineira em obras de construção civil. Seja você um engenheiro ou arquiteto gestor de obras, um mestre de obras, um pedreiro ou mesmo uma pessoa que nunca trabalhou em construção mas está pensando em construir seu próprio imóvel, saber fazer concreto pode ser de grande ajuda.

Pode parecer simples, mas alguns descuidos na hora de preparar o concreto ou armazenar o cimento podem causar desperdício de material e atrasar a obra. Não quer errar na hora de fazer concreto? Então, acompanhe estas dicas!

O concreto e suas aplicações

O concreto é uma mistura de cimento, água e agregados. A forma mais comum, o concreto tradicional, é composta de cimento, água, areia e brita. Existem ainda outras variações e o concreto pode ser de diferentes tipos, por exemplo:

  • Concreto armado: é a junção do concreto tradicional com uma estrutura de aço para aumentar a sua resistência à tração;
  • Concreto de alta resistência: tem resistência à compressão superior ao concreto tradicional;
  • Concreto usinado: é dosado e misturado utilizando uma máquina concreteira e, por isso, tem mais precisão e maior qualidade.

Podem ser usados diferentes aditivos para que o concreto tenha as propriedades necessárias para a aplicação desejada. Esse material é um dos mais utilizados nas obras de construção e tem aplicações que vão desde a fundação até o teto de um imóvel.

Até mesmo na arquitetura, com a utilização de cimento queimado e concreto aparente, esse material tem o seu lugar. Por isso, saber fazer concreto é o primeiro passo para planejar uma obra.

Como fazer concreto na prática

Veja um passo-a-passo para fazer concreto na prática!

  1. Certifique-se de estar utilizando todos os EPIs necessários para garantir a sua segurança;
  2. Separe as ferramentas necessárias;
  3. Use os materiais na proporção de 1 saco de cimento para 4 latas de areia, 5 latas e meia de brita e 1 lata e um quarto de água;
  4. Certifique-se de usar brita, areia e água limpas e sem nenhum material orgânico;
  5. Escolha a forma de misturar o concreto, que pode ser à mão ou usando uma masseira;
  6. Comece espalhando uma camada de areia de aproximadamente 15 cm;
  7. Despeje o cimento sobre ela;
  8. Mexa até a mistura ficar uniforme e espalhe essa massa;
  9. Coloque a brita;
  10. Adicione a água aos poucos mexendo tudo e o concreto está pronto para ser usado. Preste bastante atenção à quantidade de água, pois esse item é importante para a qualidade do concreto.

O concreto também pode ser misturado usando uma betoneira. Nesse caso, você deve começar colocando a brita na betoneira. Depois, deve colocar metade da água e misturar por um minuto. Por fim, adicione o cimento, a areia e o resto da água e misture na betoneira por mais 3 minutos.

Cuidados que você deve ter com o cimento na hora de fazer concreto

O primeiro cuidado está na escolha do tipo certo de cimento. Existem cimentos comuns, compostos, de alta resistência, pozolânicos, entre outros, e você deve selecionar aquele que tem as propriedades que a obra precisa. Além do tipo de cimento, a escolha de uma marca de confiança é essencial.

Na Resdil você encontra o cimento Cauê de vários tipos! Peça um orçamento agora mesmo!

Além disso, também é preciso cuidar do armazenamento do cimento para que ele não absorva umidade. Mantê-lo em local seco e arejado, sem contato com o solo e por no máximo 3 meses são as principais medidas que você deve tomar. Se o cimento absorver umidade ou ficar armazenado por mais tempo, ele pode ficar empedrado.

Como você viu, fazer concreto pode ser um processo relativamente simples, mas que requer atenção e cuidado desde antes da preparação. Começa com a escolha certa do cimento e com a boa qualidade da matéria-prima.

Aproveite para continuar lendo e entender por que o Cauê é a melhor marca de cimento para sua obra!

Deixe um comentário