6 segredos para alavancar as vendas de materiais de construção na sua loja

Aumentar as vendas de materiais de construção é o sonho de qualquer empreendedor ou profissional que trabalha nessa área. Felizmente, a economia brasileira parece finalmente respirar e já foram observados crescimento no emprego, melhoria do mercado e aumento das vendas de materiais.

Pensando em aproveitar o momento promissor, é hora de otimizar a sua loja para atrair mais clientes e vender mais. Quer alavancar as vendas de materiais de construção na sua loja? A Resdil conta 6 segredos para fazer seu negócio crescer!

6 segredos para alavancar as vendas de materiais de construção na sua loja:

1. Invista em posicionamento de mercado para aumentar as vendas

Uma empresa bem posicionada no mercado é aquela na qual os clientes pensam primeiro quando precisam comprar algo. Para ser esse tipo de loja, você deve conhecer seu público, fazer pesquisas de mercado, observar as tendências da construção, realizar um plano de marketing e elaborar estratégias para atrair e fidelizar seus clientes.

2. Priorize organização e comodidade para o cliente desfrutar de uma boa experiência na sua loja

Atente para itens como iluminação, cores, facilidade de acesso às prateleiras e sinalização para aumentar as vendas de materiais de construção

Crie ambientes de demonstração para o seu cliente começando por pisos e revestimentos e continuando com tintas e objetos coloridos e modernos.

Você sabia que os pisos expostos na entrada da loja com luz natural têm seus detalhes de relevo valorizados? Se tem muitos detalhes de relevo, aproveite a luz! Se eles formam um desenho, arrume-os de forma que, na exposição, esta área seja valorizada!

 

Não é só loja de roupas que precisa de uma boa vitrine para atrair seus clientes. Se sua loja tem uma entrada em vidro, aproveite. Explore também a iluminação geral, direta e indireta em produtos de construção que merecem destaque. 

Exemplo de aplicação de iluminação em lojas de roupas

Exemplo de aplicação de iluminação em lojas de roupas

Além disso, ofereça comodidades como boa localização, facilidade de estacionamento, café e serviço de entrega para conquistar de vez os clientes. Detalhes como estes podem fazer toda a diferença para alavancar as vendas de materiais de construção na sua loja.

3. Abuse das técnicas de Merchandising de materiais de construção

A falta de organização e Merchandising fará com que os clientes não encontrem o que estão procurando ou que sintam que a sua loja de materiais de construção não tem um ambiente bom para eles realizarem suas compras.

Dedique um tempo para a sua equipe pensar no comportamento de compra do seu cliente: separe por setores, indique visualmente onde está cada tipo de produto e coloque os valores em etiquetas, nas prateleiras de exposição bem abaixo dos itens. Se sua loja conta com pouco espaço de exposição, procure ter um espaço anexo para depósito. A área de exposição é para expor e não para servir como um estoque.

Neste artigo, encontramos técnicas interessantes de Merchandising de produtos de construção.

4. Faça boa gestão de produtos e controle rígido de estoque de materiais de construção

Um erro frequentemente cometido por lojistas é o de não saber quais produtos realmente dão lucro e aqueles que não têm tanto apelo comercial. Para fazer investimentos mais rentáveis e ter os produtos que seus clientes realmente precisam, é importante que você faça uma boa gestão de produtos e mantenha um rígido controle de estoque.

Ao controlar cada venda e manter um histórico de saída dos produtos, você vai entender melhor seu cliente e poderá fazer previsões mais confiáveis e tomar as decisões certas. Invista na melhoria dos processos de compra e venda da loja e mantenha um controle dos indicadores do negócio, para conseguir atingir metas de redução de custos e de aumento de vendas, por exemplo. Se errar, aprenda com o erro e corrija o mais rápido possível.

Dessa forma, você poderá entender o que precisa ou não comprar na data programada e deixa seu estoque mais eficiente. Isso evita, ainda, atrasar entregas por desorganização. Outra dica é dar baixa em seus produtos somente após a entrega no cliente para evitar que o retorno de alguns produtos não gere um entra e sai de estoque.

5. Foque em prestar um atendimento de qualidade na sua loja de materiais de construção

Preço justo e uma boa gama de produtos são itens indispensáveis para aumentar as vendas de materiais de construção na sua loja, mas não são os únicos. Ter vendedores bem treinados e motivados a prestar um atendimento excelência pode fazer a diferença para sua loja.

Foque em agradar o cliente, ser cordial, educado e ágil no atendimento. Você também pode elaborar ofertas especiais e programas de fidelização do cliente. O que importa é deixar claro que seu negócio valoriza os clientes. Pesquisa também sobre Marketing de Relacionamento no ambiente online e offline.

6. Realize parcerias de sucesso com seus fornecedores de materiais de construção

Os fornecedores que você escolhe têm total influência na qualidade dos produtos que estarão na sua loja, no atendimento aos prazos e até no seu controle de estoque. Sendo assim, escolher os parceiros ideais e manter um bom relacionamento com eles também vai ajudar a aumentar as vendas da sua loja de materiais de construção.

Aqui, o ideal é construir o que se chama de relação ganha-ganha, isto é, quando ambos trabalham juntos para obter benefícios para as duas partes. Ter bons fornecedores certamente vai te poupar muitos problemas e ajudar seu negócio a ter um dia a dia mais tranquilo.

Como vimos, as vendas de materiais de construção dependem de muitos fatores e você pode fazer a diferença se prestar atenção em todos os detalhes. Desde a exposição dos produtos até o controle de estoque, tudo pode contribuir para fazer seu negócio crescer.

A Resdil é uma empresa de tradição e uma das líderes no fornecimento de materiais de construção, como o cimento, o cal, a argamassa e o aço para o estado de São Paulo. Entre em contato para consultar condições e descobrir como essa parceria pode agregar valor ao seu negócio. Clique aqui e solicite um orçamento agora mesmo!

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