Obra é sinônimo de dor de cabeça, certo? Errado! Uma obra representa a realização de um sonho para uma pessoa ou família e o gestor tem a obrigação de minimizar os problemas de obras.
Você, arquiteto, engenheiro ou mestre de obras, pode e deve fazer de tudo para que seus clientes tenham uma obra livre de preocupações. Quer saber como? A Resdil vai te contar os 6 problemas de obras mais comum e como se livrar deles!
1º Problema de obras: quantidade errada de material
Muitas vezes, para tentar economizar, os donos dos imóveis acham que podem calcular a quantidade de material e comprar por conta própria. Porém, isso acaba gerando problemas nas obras devido à falta de experiência.
O ideal é que o cálculo e a compra de material de construção sejam parte do trabalho do gestor de obras. Assim, um profissional experiente vai calcular a quantidade certa e trabalhar para que não falte nada. Além disso, ele ou ela pode ter parcerias com fornecedores para várias obras, negociando melhores preços.
2º Problema de obras: desvio no orçamento
Se tem uma coisa que deixa qualquer pessoa irritada, é saber que a obra vai custar mais do que o esperado. Ainda assim, esse é um dos problemas de obras mais comuns porque muitos gestores e futuros donos de imóveis simplesmente não têm o hábito de controlar o que está sendo gasto.
Para controlar o orçamento, baixe agora e comece a usar o quanto antes a Planilha de Gestão Orçamentária de Obras!
3º Problema de obras: acidentes na obra
Acidentes são problemas de obras muito sérios e geram transtornos para o gestor da obra, para o profissional envolvido e para o dono do imóvel. Por isso, não descuide da segurança na obra nem por um segundo e jamais sacrifique a segurança para acelerar ou baratear a obra. Preste atenção especial a:
- Uso de EPIs por toda a equipe;
- Realização de Diálogo Diário de Segurança;
- Conscientização e treinamento dos colaboradores;
- Identificação e classificação de riscos;
- Organização do canteiro de obras;
- Respeito às normas.
4º Problema de obras: descumprimento de normas
E por falar em norma, o descumprimento delas também pode gerar grandes problemas de obras, tais como a paralisação dela pelos órgãos fiscalizadores ou problemas na documentação do imóvel. Para evitar esses transtornos, fique atento a itens como:
- Aprovação do projeto do imóvel pela prefeitura e a supervisão de um responsável técnico;
- Realização de projeto elétrico por profissional credenciado;
- Compra de materiais que cumpram as normas da ABNT;
- Respeito às normas de construção no condomínio, caso seja uma obra desse tipo;
- Regras de descarte de entulho e resíduos.
5º Problema de obras: desentendimentos com mão de obra
Gerenciar mão de obra não é uma tarefa fácil e muitos gestores acabam tendo problemas de obras também nesse aspecto. Para evitar, contrate mão de obra de confiança, verifique as referências dos profissionais e faça de tudo para motivar a sua equipe.
Aprenda a motivar a sua equipe de obra com um Ebook gratuito! Baixe agora mesmo e descubra 5 formas eficientes de motivar a sua equipe de construção civil!
6º Problema de obra: atrasos na execução e entrega
Os atrasos na obra são causados por fatores como falta de planejamento, erros de logística e má gestão da mão de obra. Para evitar isso, faça um cronograma, programe cada fase da obra e as compras e entregas de material. Além disso, comunique-se de forma transparente com a equipe sobre os prazos que devem ser cumpridos.
Além da mão de obra, você deve se atentar para um outro ponto importantíssimo: os fornecedores que você vai escolher. Qualquer atraso por parte deles vai gerar atraso na sua obra, mão de obra ociosa e um efeito bola de neve.
Se você quer um fornecedor parceiro e que trabalha junto com você para cumprir prazos e evitar problemas de obras, fale com a Resdil agora mesmo! Entre em contato e descubra como nossa equipe pode ajudar na sua obra fornecendo os melhores materiais de construção!