6 dúvidas sobre cimento esclarecidas para a sua equipe de obras

O cimento é um dos materiais mais importantes da construção civil. Utilizado em diversas etapas da obra, o cimento influencia diretamente na qualidade do imóvel. Mesmo sendo utilizado em larga escala, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre cimento.

Pensando nisso, a Resdil traz a resposta para 6 dúvidas sobre cimento que costumam surgir nas obras. Quer entender mais sobre este material tão importante? Então, acompanhe até o fim!

1. Dúvidas sobre o cimento: qual é o cimento ideal para a minha obra?

O cimento Portland é o mais utilizado em obras de construção civil. Esse tipo de cimento ainda é divido em 5 categorias:

  • Cimento Portland Comum (CP I) — cimento de uso geral que possui resistência à compressão de, no mínimo, 25 MPa após 28 dias;
  • Cimento Portland Composto (CP II) — possui algum material adicionado (escória, pozolana ou fíler) que confere diferentes propriedades ao cimento;
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III) — possui até 70% de escória de alto-forno em sua composição, o que confere maior durabilidade ao cimento, sendo indicado para grandes obras com condições adversas como esgoto ou chuva ácida;
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV) — contém maior quantidade de pozolonas e, por isso, é mais resistente e pode ser usado em locais extremamente agressivos, como em esgotos ou água do mar;
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V – ARI) — atinge uma alta resistência em menos tempo, sendo indicado para obras que precisam de secagem rápida.

2. Dúvidas sobre o cimento: qual é a medida de areia para um saco de cimento?

Essa é uma das dúvidas sobre cimento mais comuns justamente porque a quantidade de areia para um saco de cimento não é fixa. O que se chama de dosagem ou traço depende do tipo de cimento e da aplicação desejada. A proporção entre areia e cimento pode ser, por exemplo, de 3, 4 ou 8 medidas de areia para cada medida de cimento.

Para calcular corretamente as quantidades, é importante consultar as recomendações do fabricante e de um profissional qualificado.

3. Dúvidas sobre o cimento: qual a maneira correta de armazenar o cimento o que fazer se ele endurecer?

O cimento é um material sensível e não deve ser armazenado em locais úmidos. As principais recomendações são:

  • Armazenar o cimento em local seco, arejado e ao abrigo da chuva;
  • Deixar o cimento estocado por, no máximo, 3 meses;
  • Manter os sacos de cimento longe da parede para que não absorvam umidade;
  • Utilizar estrados de madeira, plástico ou lonas para evitar o contato do cimento o piso;
  • Empilhar no máximo 10 sacos de cimento.

Se mesmo com esses cuidados o cimento endurecer, ainda existem soluções. O cimento endurecido pode ser aproveitado de duas formas. A primeira é peneirar o material e eliminar as partes endurecidas.

A segunda é aumentar a quantidade de cimento no traço e pode ser usada se os grumos não ultrapassarem 10% do cimento. Porém, esse cimento não deve ser usado em partes estruturais, apenas em locais não críticos, como em pisos ou revestimentos.

4. Dúvidas sobre o cimento: como é feito o cimento queimado, usado em pisos, paredes e acessórios?

O cimento queimado é uma grande tendência nos projetos de arquitetura e vem sendo usado como acabamento. Esse material é produzido como uma mistura de cimento, areia e água que forma uma argamassa. Ainda podem ser adicionadas resinas para que ele se torne impermeável e ganhe um aspecto polido.

5. Dúvidas sobre o cimento: qual é a função do gesso na fabricação do cimento?

O gesso é utilizado para controlar o que se chama de tempo de pega, isto é, o tempo que o cimento leva para endurecer depois que a água é adicionada a ele. O uso do gesso retarda o tempo de pega e permite que o cimento seja trabalhado na obra antes de endurecer.

6. Dúvidas sobre o cimento: onde comprar cimento no estado de São Paulo?

Se você está no estado de São Paulo e busca um parceiro para fornecer cimento para suas obras, não precisa mais procurar. A Resdil é líder de revenda de cimento Cauê no estado e atende mais de 150 cidades. Entre os produtos, você encontrará os cimentos Cauê dos tipos CPII F 32, CPIV 32 RS e CPV ARI Estrutura.

Com toda experiência e atendimento inigualável, a Resdil pode tirar suas dúvidas sobre cimento e fornecer o material certo para sua obra. Clique aqui e entre em contato agora mesmo para consultar condições e solicitar um orçamento!

Deixe um comentário