5 inimigos da construção de casas e como contê-los

A construção de casas não precisa ser um desafio maior do que já é. Tirar um projeto do papel realmente é um trabalho complexo, mas alguns problemas que são tidos como inevitáveis em uma obra podem, na verdade, ser minimizados ou eliminados com um bom trabalho do gestor de obras.

Hoje você vai conhecer os 5 inimigos mais comuns da construção de casas e ver como é possível contê-los. Acompanhe e tenha obras mais eficientes!

1. Falta de planejamento para a construção de casas

Quem começa uma obra sem ter um cronograma e uma sequência detalhada de atividades, provavelmente vai encontrar problemas ao longo do caminho. Outro contratempo comum é a parada da obra devido à falta de documentação.

Jamais dê início ao trabalho de construção de uma casa sem ter a autorização da prefeitura e toda a papelada em dia. Trabalhe com um cronograma que deve ser usado diariamente, além de ser revisto e atualizado sempre que preciso.

Programe cada etapa da obra e não se esqueça de pensar na logística. Qual a quantidade de cimento necessária? Quando os materiais vão chegar no canteiro? Onde eles serão armazenados? Quantas pessoas você vai precisar em cada etapa da obra? Programe o maior número de detalhes possível e minimize os famosos imprevistos.

construção de casas em condomínios

2. Pressa para concluir a obra

A pressão para concluir a obra é outro inimigo comum da construção de casas. Tempo é dinheiro, mas isso não quer dizer que se possa sacrificar a qualidade em nome da economia de tempo.

A pressão sempre vai existir e, muitas vezes, os clientes querem encurtar a obra. Porém, seja honesto e transparente desde o início e dê um prazo realista para realizar as atividades. Mais uma vez, o planejamento será seu amigo para não ultrapassar o prazo.

Seguir o planejamento e entregar um trabalho impecável é sempre melhor do que ter pressa e pecar na qualidade.

3. Descontrole do orçamento

Ninguém gosta de gastar mais do que o planejado e ter surpresas desagradáveis com a obra. Por isso, é importante que você mantenha um controle dos gastos da construção e não saia do orçamento. Faça um controle rigoroso de todas as despesas já pagas e inclua os gastos previstos até o fim da obra.

Para garantir o controle do orçamento, baixe gratuitamente a Planilha de Gestão Orçamentária de Obras!

construção de casas planilha de custos

4. Materiais de baixa qualidade prejudicam a construção de casas

Comprar materiais de baixa qualidade pode se transformar em um verdadeiro pesadelo. Obra que não rende, retrabalho, acabamento ruim, falta de segurança e por aí vai. Para evitar todos esses problemas, selecione materiais de qualidade e opte por marcas e fornecedores nos quais você pode confiar.

5. Problemas com mão de obra

A gestão de mão de obra é um dos desafios comuns a todos os gestores que atuam na construção civil. Selecionar e contratar a mão de obra adequada é o primeiro passo. Depois, é importante saber gerenciar, motivar e reconhecer o trabalho da equipe.

Preze sempre pela transparência e confiança no seu relacionamento com os colaboradores e busque criar um canal de comunicação eficiente. Para motivar seus funcionários, nada melhor do que fazer com que eles se sintam ouvidos e entendam como são importantes para o resultado da obra.

Não perca a chance descobrir 5 maneiras de motivar a sua equipe de obras! Baixe o e-book agora mesmo!

Durante a construção de casas, o gestor de obras tem que lidar com muitas coisas: clientes, funcionários, fornecedores, dinheiro, tempo, qualidade e assim por diante. Porém, com um pouco de organização e planejamento, os maiores inimigos da construção de casas podem ser neutralizados.

Deixe um comentário