dicas

Dica da Semana Resdil

Quer reduzir o custo da sua obra? Quer aumentar a eficiência?

A Resdil Cimento dá dicas práticas para orientar os proprietários das obras, profissionais da construção e vendedores. A proposta é elaborar um guia de orientações práticas.

Já iniciamos este projeto com o link “área técnica“, lá você encontra as dicas para a construção. Mas além destes materiais estamos publicando posts específicos.

Veia também:

Cimento: propriedades de normas
Tipos de Cimento
Origem do Cimento Portland
Planejamento: olho vivo e faro fino nas obras

Economia de cimento
Estudos revelam que a economia do cimento nas obras de pequeno porte está relacionada ao desperdício.  Somente com uma conversa e acompanhamento direto é possível trabalhar a conscientização dos pedreiros que estão na lida.

Nas obras a economia se dá com a somatória de fatores, ou seja, pense sempre em como economizar água e energia não só na obra, mas em como a casa pode ser planejada visando a economia.

Detalhes do traço do reboco e terreno
O traço errado do reboco, no concreto, ou um ferro mal dimensionado pode levar à rachaduras e fissuras.

O terreno da sua casa está em solo firme? Verifique este detalhe. Isso faz total diferença para definir a profundidade do alicerce. Outra dica importante é o cuidado em não deixar uma parede torta. Normalmente somente derrubando prá resolver.

 

janelas de construçãoRústico, prático, barato e chique
Com toda certeza é possível deixar a sua casa muito charmosa com pequenos detalhes rústicos, criando o contraponto com o novo. Grades, portas, tijolos e outros materiais de acabamento de demolição são muito mais baratos e podem dar o toque especial a sua obra, independente do porte.

Nesta mesma linha de pensamento, o piso de granilite substitui muito bem o mármore ou granito, sendo tão resistente quanto. E para completar a dica de custo, que tal pensar em deixar visível o telhado. Pense nisso e fale com um arquiteto.

 

O fantasma das fissuras
Quando as fissuras aparecem é bom resolver logo de forma muito objetiva. Quebre o local da fissura num raio aproximado de 50 cm até chegar no tijolo.

Chegando lá, coloque uma custura de ferro no lugar das fissuras. Estas custuras já estão disponíveis no mercado.

O traço da argamaça é 1:3 (1 volume de cimento para 3 volumes de areia fina). Cubra a área a ser recuperada.

Esta medida resolve logo o problema e evita que as trincas aumentem.

Economize tubulação
Uma coisa obvia mas que muitas vezes passa desapercebido num projeto é a localização dos banheiros. Basta verificar se os banheiros estão lado a lado. Simples e objetivo.

 

Deixe um comentário